Fertilidade masculina pode aumentar com consumo de chá, sugere estudo
Nem sempre é fácil realizar o sonho de ter um filho. Sendo assim, homens e mulheres buscam diversas alternativas para realizá-lo. Para os homens, a tarefa pode ser mais fácil do que se imagina! De acordo com um estudo chinês, publicado na revista Chemosphere, o consumo de chá consegue aumentar a fertilidade masculina.
A pesquisa foi feita entre 2017 e 2018 pela Universidade de Hubei, em Wuhan, na China, e mostrou que homens com o hábito de ingerir a bebida têm maior concentração de espermatozoides no sêmen. As informações do estudo partiram de amostras cedidas por doadores do banco de esperma da região.
Os chás mais potentes, segundo o estudo, são:
Entretanto, o consumo geral de chás é benéfico, sobretudo os naturais.
Fertilidade masculina: como o estudo funcionou?
Segundo os pesquisadores, 1.385 homens saudáveis participaram da pesquisa. No entanto, apenas 28% apresentou o costume de beber chá, portanto, 72% não mantinha o hábito. A quantidade de espermatozoides no sêmen de quem tomava chá por, no mínimo, três vezes na semana se mostrou 5% maior em comparação à quem não toma.
O tempo também interfere: por exemplo, homens que consomem o chá há anos tiveram melhores resultados na fertilidade. O estudo ainda apontou que o consumo de chás pode melhorar a qualidade de esperma. Isso vale, inclusive, para pessoas com hábitos que são de risco para a fertilidade. Por exemplo: baixo IMC, alcoolismo e tabagismo.
Então, o estudo indica que o resultado positivo é causado pelos polifenóis (antioxidantes) presentes nos chás.
Tratam-se de um micronutriente com efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios. Ao reduzir os radicais livres e o estresse oxidativo no organismo, os polifenóis diminuem os danos celulares que podem levar a muitas doenças crônicas.
Os benefícios de consumir essa substância são inúmeros. Os polifenóis são conhecidos por fornecer proteção contra doenças cardíacas, reduzir a inflamação que pode causar problemas de saúde como artrite reumatoide e doença inflamatória intestinal, impedir a formação de coágulos sanguíneos e apoiar o controle do açúcar no sangue. Por fim, estudos adicionais mostraram que eles são úteis na prevenção do câncer e diabetes tipo 2. A grande novidade é sua relação com a fertilidade. Por isso, quem planeja ter um bebê, pode investir no consumo dos chás.