Feijão-de-porco: O que é e benefícios de consumir a leguminosa
O feijão-de-porco é uma leguminosa fonte de minerais, em especial ferro e potássio. Pouco conhecido pelo público geral, seu cultivo é mais popular em regiões tropicais e é, por definição, considerado uma PANC (Planta Alimentícia Não Convencional), uma vez não apenas seus grãos podem ser aproveitados, mas suas nutritivas folhas também.
Além de poder ser incluso na dieta, pode ser usada como adubo (promove efeito alelopático) e um herbicida natural em plantações.
Benefícios de adicionar o feijão-de-porco na alimentação
Enriquece a dieta
Assim como outras leguminosas, o feijão-de-porco é rico em minerais essenciais para a saúde do corpo humano. Por exemplo, ele contém grande quantidade de ferro, fósforo, cálcio e potássio, minerais que fortalecem a imunidade, além de cumprirem muitas outras funções no organismo.
Leia também: Alimentos reguladores: O que são e os benefícios de consumi-los
Previne a anemia
Justamente por conter uma grande quantidade de ferro que o consumo da leguminosa pode ajudar a prevenir um quadro de anemia. A anemia é principalmente causada pela baixa ingestão desse importante mineral e pode causar riscos grandes à saúde. Por isso, consumir alimentos ricos em ferro (como o feijão em suas muitas variedades) é essencial.
Leia também: Feijão azuki: Os benefícios de consumir a leguminosa
Combate a constipação
Além dos minerais, esse feijão também é uma ótima fonte de fibras. Por isso, ajuda a prevenir e combater a constipação – a prisão de ventre. A constipação pode provocar o inchaço estomacal, dores abdominais, entre outros efeitos colaterais. Da mesma maneira, um intestino regulado é também benéfico para a saúde hormonal e cardiovascular, bem como para a imunidade.
Como incluir o feijão-de-porco na dieta
- Junto ao arroz;
- Em saladas;
- Caldos e sopas;
- Receitas veganas e vegetarianas;
- Bolinho de feijão;
- Pastas;
- Tutu e feijão tropeiro.
Leia também: Broto de feijão: O que é, benefícios e propriedades