Fazer dieta é equivalente a caminhar 8 mil passos por dia
Aumentar a expectativa de vida e diminuir os riscos de diabetes, obesidade, hipertensão, derrames e até alguns tipos de câncer. Esses são alguns dos benefícios da alimentação mediterrânea, considerada uma das mais saudáveis do mundo. Agora, pesquisadores descobriram que fazer essa dieta também melhora o condicionamento físico — o equivalente a caminhar oito mil passos por dia! Saiba mais:
Fazer dieta mediterrânea melhora o condicionamento físico
O artigo foi publicado no European Journal of Preventive Cardiology em abril deste ano. Para chegar às conclusões, os cientistas selecionaram mais de dois mil estadunidenses com idade média de 54 anos. Os voluntários tiveram que realizar testes de eficiência cardiorrespiratória em bicicletas ergométricas e responder a questionários sobre seus hábitos alimentares.
Assim, pôde-se perceber que todos os indivíduos que seguiam uma dieta mediterrânea de qualidade obtiveram melhores resultados no exame físico. Os condicionamentos físicos dessas pessoas foram equivalentes ao de quem caminha oito mil passos por dia, disse Michael Mi, um dos autores do estudo, ao Huffpost.
Além disso, quem já caminhava essa quantidade diariamente e ainda seguia a dieta mediterrânea, foi considerado ainda mais saudável.
Leia também: Molho ou extrato de tomate? Afinal, qual é a opção mais saudável?
O que é a dieta mediterrânea?
A dieta mediterrânea é baseada no consumo de alimentos frescos e naturais. O plano alimentar surgiu dos hábitos de países na região do Mar Mediterrâneo, na década de 1950, após estudos feitos pelo pesquisador Ancel Keys. O norte-americano constatou que as pessoas por ali, região que engloba o sul da Espanha, o sul da França, a Itália e a Grécia, consumiam bastante gordura, mas tinham uma menor incidência de doenças cardiovasculares.
Também chamada de dieta do mediterrâneo, ela ajuda a mudar o estilo de vida e melhora o trabalho do metabolismo. A perda de peso e a disposição surgem como consequência da vida saudável.
Não há uma proporção exata de consumo, mas alguns grupos alimentares são fundamentais no sucesso do método. Azeite, frutas, legumes, cereais, leite e queijo, por exemplo, estão liberados. Entretanto, os produtos industrializados, como comida congelada, enlatados, biscoitos, pão de forma e outros, devem ser diminuídos.
Confira tudo sobre a dieta mediterrânea (e como adotá-la) aqui!
Referência: Association of healthy dietary patterns and cardiorespiratory fitness in the community.