Fazer dieta calórica sem engordar: é possível?

Alimentação Bem-estar
08 de Setembro, 2022
Fazer dieta calórica sem engordar: é possível?

Realizar uma dieta com quantidades altas de calorias não é um problema caso a estratégia esteja alinhada com o seu objetivo, e as calorias sejam oriundas de alimentos benéficos para a saúde. Entretanto, fazer dieta calórica sem engordar pode ser um desafio para algumas pessoas. Um estudo recente descobriu qual o melhor ingrediente para evitar o surgimento de alguns quilinhos a mais mesmo em uma alimentação mais volumosa.

Pesquisadores da Universidade de Castilla – La Mancha, na Espanha, analisaram a alimentação de 728 adultos na casa dos 51 anos. Eles perceberam que as pessoas que consumiam mais de três ovos por semana eram mais propensas a desenvolverem um perfil lipídico melhor.

“Nossas descobertas apoiam as diretrizes atuais que recomendam ovos como parte de uma dieta saudável”, escreveram os autores do estudo.

Fazer dieta calórica sem engordar: Benefícios do ovo

Além de ser uma fonte de proteína bastante versátil, o ovo protege a saúde cardiovascular e melhora a memória e a integridade do sistema nervoso.

Ele costuma estar presente em dietas que visam a hipertrofia, uma vez que a gema contém albumina, proteína que ajuda o processo de ganho de massa. Além disso, o alimento garante uma maior saciedade, colaborando para o controle da fome ao longo do dia. 

Entretanto, é possível preparar o ovo de diversas formas, e algumas delas não são tão benéficas, principalmente se o consumo for frequente. A versão frita com óleo de cozinha, por exemplo, é alta em calorias e gorduras. Por outro lado, a opção cozida é mais indicada e garante o aproveitamento dos pontos positivos do alimento.

Quantos ovos por dia?

Apesar de ser um aliado da alimentação saudável, inclusive em dietas calóricas, o ovo, como qualquer outro alimento, deve ser consumido de forma equilibrada. Recentemente, Gracyanne Barbosa revelou que consome cerca de 40 ovos por dia. Os especialistas não recomendam quantidades tão altas para qualquer um. Na verdade, é preciso um acompanhamento nutricional para entender as suas próprias necessidades.

De qualquer forma, vale entender que uma unidade de ovo conta com 13 vitaminas e minerais essenciais e seis gramas de proteína de alta qualidade. Além disso, cada ovo contém cerca de 70 calorias.

Não existe consenso no mundo da saúde sobre a quantidade ideal de ovo ao dia. Mas, a American Heart Association sinaliza que até duas unidades diárias garantem o aporte nutricional disponível no alimento. Contudo, quem tem obesidade, diabetes ou colesterol alto, é desejável restringir a um ovo por dia, preferencialmente cozido ou indiretamente em receitas (bolos, tortas etc). 

Leia também: Gema ou clara do ovo: o que é melhor para ganhar músculos?

Descubra seu peso ideal. É grátis! Saiba se seu peso atual e sua meta de peso são saudáveis com Tecnonutri.
cm Ex. 163 kg Ex. 78,6

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

à esquerda, uma tigela com salada de pepino e um hashi pegando um pepino. à direita, um copo de plástico com salada de pepino.
Alimentação Bem-estar

Salada de pepino do TikTok: aprenda a fazer e veja os benefícios

O pepino é uma excelente escolha para quem busca uma alimentação equilibrada e saudável.

mulher sentada na frente de mesa e computador, apoiando os cotovelos na mesa e com a cabeça entre as mãos. produtividade e saúde mental estão conectadas.
Bem-estar Equilíbrio

Produtividade e saúde mental: como a empresa pode ajudar?

Colaboradores saudáveis tem menos faltas e maior capacidade de resolver problemas; entenda mais a relação entre produtividade e saúde mental.

chá para dormir em uma xícara azul em cima de uma cama com um cobertor azul
Alimentação Bem-estar Sono

Chá para dormir: conheça as 7 melhores opções e como fazer

Relaxar se transforma em um ritual de agitação quando as preocupações invadem a mente.