Farinha de teff: O que é, propriedades e benefícios
A farinha de teff é feita a partir do grão teff, um superalimento natural da Etiópia, país da porção oriental do continente africano. Muito consumida em seu país de origem, ela também vem ganhando popularidade no restante do mundo, inclusive no Brasil.
O teff é um grão ancestral altamente nutritivo, de sabor levemente adocicado, repleto de propriedades excelentes e livre de glúten. Os grãos ancestrais são cereais plantados e colhidos da mesma forma há milhares de anos. Assim, é uma opção apropriada para celíacos. Por isso, a farinha de teff é igualmente nutritiva, além de ser versátil – pode ser usada de diversas maneiras.
Benefícios da farinha de teff
Previne a anemia
Rico em ferro, o grão teff é excelente para quem sofre de anemia ou para quem quer prevenir a condição. Basicamente, a anemia é resultado da falta de glóbulos vermelhos ou glóbulos vermelhos disfuncionais no corpo, o que causa a redução do fluxo de oxigênio para os órgãos. A deficiência de glóbulos vermelhos é decorrente da deficiência de ferro. Portanto, ao adicionar a farinha de teff à alimentação, essa deficiência pode ser prevenida.
Leia mais: Melhores substitutos para a farinha de trigo
Ajuda no ganho de massa magra
Além do ferro, o grão contém proteína vegetal. Por isso, seu consumo é recomendado para quem não ingere proteínas de origem animal. Ainda, também é uma excelente adição à dieta de quem pretende ganhar massa magra, ou seja, para quem almeja a hipertrofia.
Leia também: Maneiras de consumir proteína sem precisar comer carne
Fortalece os ossos
Em geral, grãos ancestrais são ricos em cálcio, essencial para a saúde dos ossos. Em comparação à quinoa, farro e espelta – outros grãos ancestrais, teff é o mais rico no mineral. Por isso, o consumo da farinha de teff está relacionada ao fortalecimento ósseo e é indicada para prevenir a osteoporose.
Combate a constipação
Além dos minerais que o compõem, também conta com uma enorme quantidade de fibras em sua composição. Por isso, promove o melhor funcionamento intestinal e, consequentemente, previne e combate a constipação (prisão de ventre), o que também ajuda na perda de peso e fim da sensação de inchaço estomacal. Suas fibras também ajudam no controle do nível de açúcar no sangue, o que reduz o risco de diabetes tipo 2.
Tabela nutricional da farinha de teff (100g)
- Calorias: 366
- Proteínas: 12.2 gramas
- Gorduras: 3.7 gramas
- Carboidratos: 71 gramas
- Fibras: 12.2 gramas
Leia também: Tipos de farinhas sem glúten
Como utilizar a farinha de teff
A farinha de teff é muito versátil e pode ser usada em receitas (sem glúten) de pães, bolos, cremes, caldos e sopas.
Leia também: Você pode não ser intolerante a glúten e sim a agrotóxico