Farinha de maracujá: Para que serve, benefícios e como consumir

Alimentação Bem-estar
03 de Março, 2020
Farinha de maracujá: Para que serve, benefícios e como consumir

Extraída da casca da fruta, a farinha de maracujá é repleta de benefícios à saúde, além de uma grande aliada para quem deseja emagrecer. Nela, podemos encontrar fibras, vitamina B3, ferro, fósforo e cálcio. Farinha de maracujá: Para que serve?

O consumo de somente duas colheres dessa farinha já é suficiente para obter os benefícios do alimento. Assim, confira vantagens do alimento e aprenda como incluí-lo no cardápio.

Benefícios da farinha de maracujá

Rica em fibras

A principal característica da casca do maracujá é a quantidade de fibras – essenciais para o bom funcionamento do intestino e para o controle do colesterol. Ou seja, ela tem 10 vezes mais fibras do que o suco feito a partir da polpa.

Sensação de saciedade

Com toda essa abundância de fibras, consegue promover a sensação de saciedade e, consequentemente, auxilia no emagrecimento. Além disso, tem uma fibra especial contida na farinha de maracujá que se chama pectina, cuja maior função é absorver líquido e, depois, tornar-se uma espécie de gel.

Esse gel é capaz de “segurar” por mais tempo o bolo alimentar no nosso intestino. Com isso, a absorção dos nutrientes contidos acaba ficando mais lenta, o que retarda a fome.

Farinha de maracujá previne diabetes

Graças também à pectina, a glicose tem uma absorção mais lenta no organismo. Assim, ela é liberada aos poucos no sangue, resultando em uma produção menor de insulina, que é um hormônio que pode contribuir com o ganho de peso.

Portanto, temos na farinha de maracujá uma redução dos picos glicêmicos e da produção de insulina – o que só nos faz bem.

Melhora os níveis de colesterol

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade da Paraíba contou com 17 mulheres que incluíram a farinha de casca de maracujá em sua alimentação por 70 dias. Assim, oSs resultados mostraram que as voluntárias, além de perder peso, obtiveram melhorias consideráveis nos níveis de açúcar no sangue.

Farinha de maracujá contribui para uma melhor digestão

Ela facilita a passagem do bolo alimentar, melhorando o trânsito intestinal. Além disso, a vitamina B3 ajuda a proteger as paredes do estômago, o que também auxilia esse processo.

Como consumir farinha de maracujá

É uma boa ideia consumi-la cerca de 30 minutos antes das refeições. Pois, por ser rica em fibras, ela promove a saciedade, o que fará com que você não corra o risco de comer em excesso.

Porém, também é possível ingeri-la dissolvida em sucos, jogar sobre os alimentos como se fosse uma farinha comum e até em iogurtes.

Leia também: Qual é a melhor dieta para a saúde mental?

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva

dieta OMAD
Alimentação Bem-estar

Dieta OMAD é segura? Conheça a versão extrema do jejum intermitente

A dieta OMAD leva a metodologia do jejum intermitente ao extremo