Farinha de coco: Conheça os benefícios e saiba como usar

Alimentação Bem-estar
27 de Abril, 2020
Farinha de coco: Conheça os benefícios e saiba como usar

A farinha de coco é uma alternativa à farinha de trigo (farinha branca) e, devido às ricas propriedades, tem ganhado cada vez mais popularidade. Ainda, ela é uma opção livre de glúten

O processo de refinamento da farinha branca é o grande responsável pelos problemas causados por ela. Pois, é na fase de industrialização que parte dos nutrientes é perdido, já que o trigo é separado da casca e do gérmen, deixando apenas o endosperma do grão. Ele também sofre diversos processos que acabam distanciando o vegetal dos seus valores nutricionais originais, tornando-o um conhecido vilão do emagrecimento. 

Feita a partir da polpa do coco (a parte branca) quando seca, a farinha de coco é frequentemente comparada a outras farinhas sem glúten, como amêndoa, avelã, amaranto e grão-de-bico. Embora todas sejam ricas em nutrientes, seus perfis nutricionais variam bastante. Então, a escolha por qual utilizar depende do seu objetivo.

Características da farinha de coco

Notavelmente, possui 2 a 3 vezes mais fibra do que essas outras farinhas sem glúten. Também tem sabor mais suave e uma alternativa potencial às farinhas de amêndoa e avelã para quem é alérgico a nozes.

Seguidores de dietas com baixo consumo de carboidratos, como a low carb e a cetogênica, devem apostar nessa versão. Assim, ela ajuda a impedir que o açúcar no sangue aumente e mantém o apetite sob controle. Porém, como é superabsorvente, você não pode substituí-la individualmente por outras farinhas. Portanto, o ideal é procurar receitas que listem especificamente a farinha de coco.

Por 3 colheres de sopa de porção: 90 calorias, 3 g de gordura (0 g saturada), 9 g de carboidratos, 1 g de açúcar, 0 mg de sódio, 8 g de fibra, 15 g de proteína.

Benefícios da farinha de coco

Ajuda a controlar o açúcar no sangue

Um dos principais benefícios proporcionados pela farinha de coco é o melhor controle do nível de açúcar no sangue. Ou seja, o controle da concentração de glicose no sangue. Isso se deve às fibras de sua composição, que desaceleram a velocidade com que o açúcar se espalha pela corrente sanguínea.

Leia também: Tipos de farinhas sem glúten

Facilita a digestão

Ainda devido às fibras, facilita o processo da digestão, prevenindo a constipação (prisão de ventre), por exemplo. Basicamente, é repleta de fibras solúveis e de ação fermentadora, o que é extremamente benéfica para a saúde do intestino.

Leia mais: Melhores substitutos para a farinha de trigo

Fortalece a imunidade

Por possuir ácido láurico, muitas infecções são prevenidas. Afinal, esse ácido gorduroso ajuda a promover a produção de monolaurina, que age basicamente como um exterminador de bactérias. Sendo assim, é possível que o consumo dessa farinha fortaleça o sistema imunológico e previne que doenças e infecções atinjam o organismo. 

Como consumir a farinha de coco

  • Sobremesas diversas e doces saudáveis;
  • Pães, pizza e bolos;
  • Farofa.

Leia também: Farinha de maracujá: Benefícios e como consumir

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva