Farinha de arroz: Propriedades e benefícios da farinha sem glúten
A farinha de arroz é uma opção alternativa e sem glúten à farinha de trigo. Além de ser uma versão possível para celíacos e intolerantes ao glúten, pode beneficiar a saúde. Feita a partir da moagem do arroz (branco ou integral), essa farinha é mais viscosa que outras, além de ser rica em vitaminas do complexo B e minerais, como cálcio, magnésio e zinco. Além disso, é uma boa fonte de fibras e proteínas.
Leia mais: Tipos de farinhas sem glúten
Benefícios da farinha de arroz na dieta
Protege a saúde do coração
Além de ser uma opção para celíacos, a farinha de arroz ajuda a melhor regular o nível de colesterol no sangue. O colesterol elevado pode acarretar em graves problemas cardiovascular.
Combate a prisão de ventre
A prisão de ventre pode ser um resultado de uma dieta com pouca ingestão de fibras. Por isso, consumir a farinha alternativa pode prevenir a constipação, uma vez que ela é rica em carboidratos complexos insolúveis. Manter o corpo hidratado também ajuda.
Músculos saudáveis
Fonte de proteínas e vitaminas do complexo B, a farinha de arroz ajuda a manter os músculos saudáveis e fortes. Para quem deseja ganhar massa magra, sua adição é uma boa ideia.
Ajuda no emagrecimento
Devido à quantidade de fibras, a farinha promove maior sensação de saciedade. Sendo assim, evita os excessos na hora da alimentação. Além disso, ao combater a prisão de ventre, ela também combate o inchaço abdominal.
Como incluir a farinha de arroz na dieta
- Pães
- Bolos
- Receitas de doces
- Panqueca
- Quiches e tortas
Além de ser muito versátil e poder ser usada em muitas receitas, a farinha pode facilmente ser feita em casa. Portanto, para isso deve-se:
- Colocar 500 gramas de arroz num liquidificador, processador de comida ou moedor de café;
- Ligar o aparelho e misturar a farinha até obter a consistência desejada;
- Repetir os dois passos com o resto do arroz até ter a quantidade necessária.
O tipo de arroz selecionado deve variar de acordo com o tipo de farinha que se deseja. Assim, para fazer farinha integral deve-se utilizar o grão integral.