A falta de um nutriente pode ser o motivo do seu cansaço
Se você anda se sentindo cansado, irritado, fraco e com dificuldade para manter a concentração, saiba que esses podem ser sinais da falta de um nutriente: o ferro.
O ferro é essencial para a vida. Além de prevenir a anemia, funciona como um combustível para que a hemoglobina, célula do sangue, transporte o oxigênio para todo o corpo. De acordo com as normas de saúde, a dose recomendada para adultos desse mineral é de 8 e 27 mg por dia.
Como saber se o corpo está com falta de ferro
A melhor maneira é realizando um exame de sangue do tipo hemograma para saber como está a quantidade do nutriente.
Também, segundo o Instituto de Saúde do Coração, Sangue e Pulmão, dos Estados Unidos, um grande sintoma é que as pessoas costumam se sentir cansadas. Falta de ar realizando atividades cotidianas que não costumavam causar essa sensação também é um dos sinais.
Ao constatar a deficiência, o tratamento dependerá da causa e gravidade da doença. Mas, ajustar a dieta para incluir fontes ricas em ferro pode ser o primeiro passo. E combinar alimentos ricos no nutriente com vitamina C pode aumentar a absorção.
Alimentos ricos no nutriente ferro
Carne vermelha
As carnes vermelhas magras estão entre as melhores fontes de ferro de origem animal. Uma porção de 100 gramas de fígado bovino, por exemplo, contém 6,5 mg de ferro, ou 36% da ingestão diária recomendada. Inclua um vegetal, como espinafre ou couve, para ampliar sua absorção. Tente variar o cardápio com carne magra bovina, cordeiro, frango e peru.
Espinafre
Três xícaras de espinafre contêm cerca de 18 mg de ferro – mais do que em um filé de 200 gramas. Você pode ingerir a recomendação diária do nutriente com apenas uma salada de espinafre saudável.
Brócolis
O brócolis não só é repleto do mineral e outros nutrientes essenciais como a vitamina K e o magnésio, mas também é rico em vitamina C, o que ajuda a estimular a absorção de ferro no corpo.
Lentilha
Apenas uma xícara de lentilha tem mais ferro do que um bife de 200 gramas. Lentilhas também são uma fonte sólida de fibras, potássio e proteína. Você pode adicionar lentilhas à sua salada ou experimentar como uma sopa.
Couve
A couve é rica em ferro e clorofila e, por isso, é uma ótima opção para tratar a anemia, diminuir a retenção de líquidos e evitar a absorção de substâncias químicas dos alimentos, ajudando assim na desintoxicação do organismo.
Leia também: Motivos para colocar couve na sua dieta
Castanha de caju
Oleaginosas de todos os tipos são fontes de proteína conhecidas para os vegetarianos, mas a castanha de caju tem o benefício adicional de ser repleta de ferro. Uma porção de ¼ xícara contém cerca de 2 gramas de ferro. Além de ser comida pura, pode ser moída e, então, salpicada em saladas, carnes e sucos.
Leia também: Oleaginosas: um ranking com as opções mais saudáveis
Soja
Uma porção de soja cozida tem entre 8 e 9 mg do nutriente. Essas leguminosas também são uma ótima fonte de proteína. Apenas certifique-se de procurar produtos de soja orgânicos em vez de convencionais, que podem ser geneticamente modificados.
Grão de bico
Uma xícara de grão de bico apresenta 4,7 mg de ferro, mais da metade da dose diária recomendada para um homem adulto. Asse-os em um pouco de azeite para um lanche crocante ou misture-os com tomates, queijo feta e pepino para criar um prato saboroso.
Chocolate amargo
Os benefícios do chocolate amargo parecem infinitos. Além de promover uma pele e dentes mais saudáveis e reduzir a ansiedade, ele é uma maneira doce de aumentar a ingestão de ferro. Trinta gramas de chocolate amargo contém 2 a 3 mg de ferro, mais ferro do que na mesma quantidade de carne.
Leia também: 6 motivos para incluir o chocolate amargo na dieta