Falafel é saudável? Saiba mais sobre a receita árabe

Alimentação Bem-estar
04 de Março, 2020
Falafel é saudável? Saiba mais sobre a receita árabe

Falafel é uma receita milenar típica da região do Oriente Médio e se torna cada vez mais popular entre adeptos das dietas vegetariana e vegana

Basicamente, trata-se de um bolinho feito a partir de grão-de-bico e fava, um grão similar ao feijão. Na receita tradicional, ambos os ingredientes são moídos e misturados. Em seguida, são temperados com diversos condimentos. 

Propriedades do falafel

falafel
falafel

A receita é conhecida por ser uma boa fonte de proteína. Não só, também é rica em fibras, o que proporciona a melhora do funcionamento intestinal. 

Ainda, é fonte de vitaminas, inclusive as do complexo B e de sais minerais essenciais, entre esses manganês, magnésio e ferro. 

Entretanto, é preciso ressaltar que, durante o preparo, há adição de sal. Por isso, é importante atentar-se para a quantidade de sódio ingerida, visto que o excesso deste pode ser prejudicial para a saúde. 

Leia também: Entenda o que é a dieta plant-based e seus benefícios

Afinal, falafel é saudável? 

Em princípio, o falafel é feito de dois alimentos altamente nutritivos e cheios de boas propriedades: o grão-de-bico e a fava. Ainda, é preciso perguntar-se: será que ele é mesmo saudável?

Essencialmente, considerando a abundância em boas propriedades presente na receita, é possível afirmar que ela é uma excelente adição à dieta. Afinal, trata-se de uma boa fonte de fibras, vitaminas, minerais e proteína. 

Portanto, o falafel ser ou não saudável dependerá dos ingredientes (e suas quantidades) incluídas no preparo. Ainda, ele pode ser assado ou frito, sendo a primeira opção a mais recomendável.

Por fim, a receita tradicional é saudável, mas a recomendação é de sempre consumir qualquer alimento com moderação.

Como consumir

Tradicionalmente, o falafel costuma ser consumido acompanhado de molho tahine ou homus, demais receitas típicas do Oriente Médio.

Ainda, o falafel pode facilmente substituir a carne em diversas receitas, inclusive em hambúrgueres vegetarianos. Pode ser consumido de outras maneiras, como:

  • Hambúrguer vegetariano;
  • Almôndega vegetariana.

Leia mais: Lanches vegetarianos nutritivos e deliciosos

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

mulher fazendo um exercício de ombros no aparelho da academia
Bem-estar Movimento

A ordem dos exercícios no treino importa? Personal explica

Trocar a ordem dos exercícios durante o treino de vez em quando pode até não fazer diferença, mas fazer isso com frequência pode impactar os resultados

Suchá detox
Alimentação Bem-estar

Suchá detox de verão: nutricionista ensina 2 receitas para desinchar

Veja receitas com melão, abacaxi, gengibre e hortelã, além de seus benefícios

Afundo ou passada
Bem-estar Movimento

Afundo ou passada: qual é o melhor exercício para os glúteos?

Ambos os exercícios podem trazer benefícios para os membros inferiores