Melhores exercícios para fibromialgia: importância
A fibromialgia é uma doença reumatológica caracterizada por dor crônica. Pode se manifestar em várias partes do corpo, principalmente nos tendões e articulações. Dessa maneira, provoca uma dor musculoesquelética e pode evoluir para outros problemas, como depressão, cansaço e insônia. De acordo com diversas pesquisas, praticar exercícios para fibromialgia é essencial para melhorar a qualidade de vida de quem sofre com a enfermidade.
A doença afeta aproximadamente 5% da população mundial. Segundo um estudo feito em 2010 e publicado na Arthritis Research & Therapy, as atividades diárias regulares, como subir escadas ou fazer tarefas domésticas, podem ajudar a reduzir a dor e melhorar o condicionamento diário de pessoas com fibromialgia.
Saiba mais a seguir:
O que é a fibromialgia?
A fibromialgia, também conhecida pela sigla SM, causa dores difusas por todo o corpo. Ela não tem um diagnóstico preciso (faz parte do rol de doenças misteriosas para a medicina), mas acredita-se que tenha ligações com disfunções do sistema nervoso central.
A doença atinge sobretudo as mulheres na idade adulta, e também tem relação com a fadiga crônica, dores de cabeça e dificuldade de concentração, além de transtornos mentais como depressão e ansiedade.
Leia também: Fibromialgia: o que é, sintomas, causas e tratamento
Exercícios para fibromialgia
Antes de mais nada, o ideal é escolher alguma atividade leve para começar, e aumentar o nível de intensidade gradualmente. Isso porque se o paciente com fibromialgia não pratica nenhum tipo de exercício, o corpo precisará de um tempo para se acostumar com o estímulo. Além disso, é fundamental ter o acompanhamento de um profissional de educação física a fim de evitar lesões.
Portanto, veja os melhores exercícios:
Aeróbicos
Os exercícios aeróbicos incluem pedalar, caminhar, dançar, correr, entre muitos outros. Realizá-los três vezes por semana ajuda a perder peso e aumentar a resistência física.
Leia mais em: Pacientes com fibromialgia têm maior risco de morte precoce
Musculação
Existem diversos tipos de treinos de musculação. Como funcional, intervalado, metabólico e de hipertrofia. Assim, esses exercícios são praticados normalmente para o desenvolvimento dos músculos.
Exercícios para fibromialgia: yoga
Possui diversos estilos de prática, e alguns focam mais na permanência da postura, enquanto outros são mais dinâmicos. Mas todos trazem mais consciência para o momento presente, para a respiração e para o corpo. Isso ajuda a relaxar e a melhorar o humor.
Pilates
O pilates exige que a mente e o corpo estejam em sintonia, sendo necessário muito controle da respiração para que os movimentos saiam com a execução correta. Dessa forma, o método permite trabalhar todo o corpo, sendo os músculos mais ativados os do abdômen, dos glúteos e das costas. Além disso, é uma ótima maneira de melhorar a postura e trazer bem-estar para a mente.
Leia também: Pacientes com fibromialgia sofrem mais com as sequelas da Covid-19
Exercícios para fibromialgia: treinos na água
Os exercícios na água são essenciais para quem tem fibromialgia, pois reduzem as dores. Natação ou hidroginástica, por exemplo.