Nutricionista ensina a lidar com os excessos de fim de ano

Alimentação Bem-estar
15 de Dezembro, 2022
Nutricionista ensina a lidar com os excessos de fim de ano

Novembro e dezembro estão sendo meses de muitas festas: confraternizações, Copa do Mundo, Natal, ano novo… Muita gente reunida para celebrar e claro, muita comida. São preparados pratos especiais e saborosos para serem compartilhados com as boas companhias. Mas como lidar com os excessos de fim de ano?

Uma mesa farta também pode gerar o medo de ganhar peso e trazer o sentimento de culpa. Com isso, há quem adote estratégias compensatórias, como fazer jejum, praticar exercício físicos em demasia e até pular refeições nos dias que antecedem as festas, quando na verdade, de acordo com Sophie Deram, nutricionista autora do livro best-seller “O Peso das Dietas”, compensar não é nem um pouco vantajoso.

“Ao adotar medidas compensatórias, acabamos restringindo a alimentação. E já sabemos que restringir gera mais apetite e maior desejo por alimentos, seja durante ou após as comemorações. E se quer saber… Um exagero ocasional é totalmente normal. É comum repetir aquela sobremesa preparada com tanto carinho, ou o peru, temperado de forma especial. Além disso, a variedade de preparações e a grande quantidade de comida ofertada na presença de outras pessoas pode levar qualquer um a comer mais que o habitual, é o que chamamos de fome social.” Explica Sophie.

Leia também: Quantos ovos devo comer no café da manhã?

Como lidar com excessos de fim de ano

Então, caso ocorra exageros, compensar não é um bom caminho. Sophie Deram deixa cinco dicas para lidar com os excessos:

Escute o seu corpo

Em vez de privação de alimentos e dietas restritivas, ouça seu corpo. Ele comunica quando está com fome, quando atingiu a saciedade, quando está precisando de nutrientes e combustível e quando precisa descansar. É importante estar atento a isso e respeitar as vontades.

Volte à sua rotina habitual

As festas de fim de ano fazem parte de um período atípico do ano. Por isso, após a celebração, a dica é voltar à rotina, com horários regulares para se alimentar e consumindo preferencialmente comida fresca e caseira.

Aprenda a lidar com os excessos de fim de ano

Sabendo que as comemorações se aproximam, não coma menos nos dias anteriores com o intuito de se esbaldar e posteriormente restringir a alimentação novamente. “É importante estar bem nutrido antes e após essas comemorações. E ao longo das festas, o melhor a se fazer é aproveitar, comer até atingir a saciedade e beber com moderação”, reforça Sophie.

Beba bastante água

É importante hidratar-se e repor os líquidos perdidos nas festas. Portanto, consuma bebidas de que gosta, dando preferência à água.

Coma com prazer e sem culpa

“Lembre-se que não existem alimentos bons e ruins. Não é a rabanada no Natal que irá fazer você engordar. Por isso, deixe as neuras de lado e saboreie os alimentos. Você vai ver que assim fica mais fácil comer com moderação”. Conclui Sophie Deram.

Fonte: Sophie Deram, nutricionista autora do livro best-seller “O Peso das Dietas”.

Descubra seu peso ideal. É grátis! Saiba se seu peso atual e sua meta de peso são saudáveis com Tecnonutri.
cm Ex. 163 kg Ex. 78,6

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

chá de canela
Alimentação Bem-estar

Chá de canela: para que serve, benefícios e como preparar

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece. Saiba tudo sobre o chá de canela

Farinha de chia
Alimentação Bem-estar

Farinha de chia: benefícios e opções de receitas

A farinha de chia é obtida a partir da moagem das sementes de chia, trazendo praticamente os mesmos benefícios dessas sementes

mulher fazendo o exercício stiff na academia
Bem-estar Movimento

Stiff fortalece pernas e glúteos: conheça os benefícios, dicas e como fazer

O stiff é uma ótima opção de exercício para quem quer trabalhar glúteos e posteriores de coxa