Excesso de sede: Quais são as causas e como solucionar

Alimentação Bem-estar
08 de Setembro, 2021
Excesso de sede: Quais são as causas e como solucionar

A ingestão de água é fundamental para manter diversas funções do organismo e a saúde em geral. A temperatura corporal, o processo digestivo e a circulação sanguínea, por exemplo, dependem diretamente da hidratação diária para ficarem em equilíbrio. E é por isso que o excesso de sede, também conhecido como polidipsia, é um sinal de alerta importante para o corpo.

O sintoma pode aparecer após um período de exercícios intensos ou após uma refeição muito salgada. Contudo, a necessidade exagerada da água também indica alguma doença ou desregulação. Principalmente se for acompanhada de outros incômodos, como dor de cabeça, vômito, cansaço ou diarreia.

Leia também: Por que sentimos sede depois de comer doce?

Possíveis causas do excesso de sede

  • Ingestão de alimentos salgados;
  • Vômito e diarreia;
  • Desidratação;
  • Diabetes;
  • Exercício pesado;
  • Medicamentos.

Leia também: Tomar água com limão emagrece?

Cuidados

Um adulto saudável, independente de ser homem ou mulher, pode tomar cerca de 35 ml de água por quilo de peso. Por exemplo, um indivíduo de 70 kg deve tomar 2450 ml de água pura por dia.

Essa, entretanto, é a regra básica. Há muitos fatores que podem influenciar e mudar esse valor. Por exemplo, idosos e atletas precisam consumir mais água, mulheres que estão amamentando e pessoas com metabolismo mais acelerado também. Além disso, fatores externos, como períodos de muito calor e baixo nível de umidade relativa do ar, podem exigir hidratação mais intensa. 

É importante evitar alimentos com excesso de sal, ingerir líquido durante e após o treino e acompanhar a possibilidade de estar com diabetes. Por isso, o médico endocrinologista, ou o clínico geral, deve pedir exames físicos e provavelmente pedirá exames de sangue e urina na tentativa de chegar ao diagnóstico.

Por conta da sede excessiva, você pode ingerir mais líquidos do que o necessário. A hiperidratação é uma consição que pode afetar os rins e fígado, bem como aumentar o risco de complicações cardíacas.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

Alimentação

Cuidados com a alimentação para curtir a folia

As longas horas de danças e marchinhas, muitas vezes acompanhadas de bebidas alcoólicas e do sol quente, pedem um cuidado redobrado com a alimentação. O que

Alimentação

Como manter o corpo hidratado no bloquinho

Mais do que nunca, o carnaval é uma das épocas do ano em que manter o corpo hidratado se torna fundamental. A maior festa popular do

Porções menores
Alimentação

Porções menores, mais nutrientes no dia a dia

O apetite diminuiu e está difícil ajustar sua alimentação a essa nova realidade? Esse é um dos principais desafios durante o tratamento com as canetas injetáveis.