Se sente estufado e cansado após as refeições? Veja o que fazer
Se sentir cheio e cansado após o almoço é algo que todos já enfrentamos uma vez. À primeira vista, pode parecer que a refeição “não caiu bem”, mas existem outros mecanismos envolvidos na comida que podem tirar a energia. A seguir, saiba mais sobre como evitar a sensação de estufamento após as refeições.
Veja também: Café depois do almoço atrapalha a absorção de nutrientes?
Fatores que causam estufamento e moleza após as refeições
O primeiro fator que pode causar mal-estar depois do almoço não poderia ser outro: más escolhas alimentares. Quando optamos por um prato repleto de gorduras como frituras, massas e industrializados, por exemplo, o nosso organismo tem mais dificuldade de digeri-las. Portanto, nesses casos, o corpo fica focado no processo de digestão para absorver as gorduras complexas.
Outra escolha equivocada é exagerar na quantidade de carboidratos, como farinha e açúcar, que podem causar um pico de glicose e, logo em seguida, uma queda expressiva. Além disso, alimentos ricos em triptofano, como leite, carnes, peixes, queijos, cereais e castanhas, têm maior propensão a causar sonolência.
Velocidade da mastigação
Comer rápido demais também é um fator que reduz o bem-estar após as refeições. Isso porque com a velocidade acelerada, o organismo não tem tempo hábil para sentir saciedade, o que pode aumentar as porções de comida e também os quilos na balança.
Para facilitar a digestão e ter saciedade, é preciso ter calma no momento da refeição e mastigar sem pressa. Além disso, evitar distrações como celular, computador ou televisão, já que esse comportamento tira a atenção da comida e também pode nos levar a cometer excessos.
Combinação de alimentos
Agora que você já sabe de tudo isso, é importante considerar que mesmo os alimentos saudáveis, em certas combinações, podem causar sensação de estufamento. É o caso do brócolis, feijão, batata, cebola e alho. Esses alimentos, embora sejam saudáveis, podem contribuir para o excesso de gases no organismo, o que resulta em barriga inchada e má digestão. Mas não é preciso eliminá-los do cardápio. Basta moderar a quantidade.
Como evitar a sensação de estufamento após as refeições?
Segundo a nutricionista da Bio Ritmo, Fúlvia Gomes, além de exercícios, uma alimentação saudável e moderada pode ajudar a reduzir o cansaço durante o dia. A seguir, confira dicas para ajudar a recuperar a energia após o almoço.
1 – Capriche nas escolhas alimentares
Se alimentar de forma saudável, com itens minimamente processados, contribui com a manutenção da energia e pode nos impulsionar a realizar as nossas atividades na parte da tarde. Mas além disso, a boa nutrição contribui com as necessidades nutricionais do nosso corpo e nos ajuda a nos mantermos fortes e saudáveis, evitando doenças.
2 – Priorize o café da manhã
Um café da manhã balanceado ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue estáveis ao longo do dia. Assim, evite comer em excesso no almoço para não sentir a sensação de fadiga.
2 – Mantenha-se hidratado
É fundamental beber água ao longo do dia para evitar confundir sede com fome. Tenha uma garrafa de água por perto e hidrate-se regularmente. Mas no almoço, fuja de bebidas açucaradas como sucos artificiais e refrigerantes. Esses podem aumentar ainda mais os gases e sensação de estufamento.
3 – Exercícios leves
Uma caminhada ao ar livre, por exemplo, pode ajudar a reabastecer seu cérebro com oxigênio e retomar a energia. Se não for possível sair, abra a janela e respire profundamente por alguns minutos. Essas práticas simples podem fazer toda a diferença.
Fonte: Fúlvia Gomes, nutricionista e responsável pelo programa da Bio Ritmo.