Estrela-de-anis: Benefícios do anis estrelado e para que serve

Alimentação Bem-estar
13 de Janeiro, 2020
Estrela-de-anis: Benefícios do anis estrelado e para que serve

A estrela-de-anis, também conhecida como anis-estrelado, é uma especiaria de aroma marcante. Portanto, é fortemente utilizada na culinária. Saiba mais para que serve a estrela de anis e conheça os benefícios do anis estrelado.

Majoritariamente composta por carboidratos, é também rica em fibras, proteínas e boas gorduras. Além disso, é fonte de vitaminas, como A e C. Mais, é cheia de minerais, tal qual ferro, magnésio, cobre e cálcio.

Por vezes, o anis-estrelado é confundido com o anis-verde, que é a erva-doce. Mas, estas são plantas medicinais diferentes. Além disso, também pode ser usado na comida, como condimento, para aromatizar bebidas e em produtos cosméticos. Assim, as partes usadas são os seus frutos, para fazer óleos, tinturas e chás.

Estrela-de-anis: Benefícios e para que serve o anis estrelado

Melhora a digestão

Tal qual outros alimentos ricos em fibras, o anis-estrelado é ótimo para o intestino, visto que melhora o seu funcionamento e, consequentemente, faz bem para a saúde da flora intestinal, bem como de todo o corpo, que se beneficia de um intestino saudável.

Leia também: 5 temperos comuns que ajudam na digestão

Fortalece a imunidade

Graças aos seus nutrientes e, principalmente, seus abundantes minerais, a estrela-de-anis fortalece a imunidade do organismo. Assim, combate a gripe, resfriados e o congestionamento nasal. 

Leia mais: Alimentos para aumentar a imunidade

Cérebro saudável

Abundante em vitaminas, especialmente a C. Ou seja, esse tipo de vitamina é vital para os seres humanos e precisa fazer parte da dieta, pois o organismo não a produz naturalmente. 

Dessa forma, a vitamina ajuda a prevenir demência, de modo que suprime o nível de homocisteína, um aminoácido relacionado ao surgimento de doenças cardiovasculares, inclusive a ocorrência de AVCs. 

Leia também: Comer chocolate todo dia faz bem para o cérebro, diz ciência

Estrela-de-anis: Benefícios do anis estrelado: Como consumir

Chá de estrela-de-anis com canela

O uso mais frequente do anis é o seu chá. Também, é possível extrair seu óleo essencial, o qual é ligeiramente forte e usado homeopaticamente. 

Leia também: Chá de canela: Como a bebida ajuda a emagrecer

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

Chás pré e pós-treino
Alimentação Bem-estar

Chás pré e pós-treino: veja as melhores opções

O chá é a segunda bebida mais consumida mundialmente, depois da água, sendo o Brasil um dos maiores consumidores. De acordo com um balanço da Euromonitor

Lapsos de memória
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Lapsos de memória: 8 principais fatores e como evitá-los

Rotina sobrecarregada, estresse e noites maldormidas são algumas das causas

Quando mudar a rotina de skincare
Beleza Bem-estar

Rotina de skincare: quando mudar os produtos? Dermatologista explica

Segundo a dermatologista, apesar da percepção, a pele continua se beneficiando da rotina