Estenose cervical: causas, sintomas; tem cura?

Saúde
04 de Agosto, 2022
Estenose cervical: causas, sintomas; tem cura?

Estenose cervical é o estreitamento do espaço onde passa a medula na região da coluna cervical (pescoço). O quadro, que pode ser provocado pelo próprio envelhecimento, pode gerar diversos incômodos e até limitação de movimentos, mas é possível cuidar. Saiba mais.

Quais são as causas da estenose cervical?

Entre as principais, estão o desgaste natural das articulações das vértebras da coluna cervical, achatamento e enrijecimento dos discos da região da coluna cervical, levando à compressão dos nervos no pescoço.

Sintomas

Geralmente o paciente sente dor na região do pescoço (nuca). Mas não para por aí: o incômodo pode irradiar para os braços e até mesmo para as mãos. Além disso, há pacientes que sentem dormência nos membros superiores e, nos casos mais graves, perda de força.

Leia também: Vasectomia: o que é, como funciona e outras dúvidas comuns

Diagnóstico

Se sentir um incômodo assim, marque uma consulta médica, de preferência com um ortopedista. Além da avaliação clínica, o especialista irá fazer exames físico e de imagem, como radiografia e ressonância da coluna cervical, que mostram alterações nas articulações e discos intervertebrais e também detectam se há ou não compressão da medula.

Estenose cervical tem cura?

Por ser muitas vezes uma condição do próprio envelhecimento do organismo, o que os especialistas apostam é no tratamento para melhorar a qualidade de vida do paciente. Assim, há medidas indicadas para quem tem estenose cervical, como evitar pegar excesso de peso com os braços, evitar a flexão excessiva do pescoço, usar medicações para alívio da dor e realizar atividade física para fortalecer a musculatura ao redor do pescoço e dos ombros. Desse modo, essas medidas contribuem para uma melhor qualidade de vida e um envelhecimento mais saudável e evitam que o desgaste piore.

Fonte: Dr Adriano Esperidião, diretor de comunicação e membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT).

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

dores nos glúteos e problemas na coluna
Saúde

Dores nos glúteos sinalizam problemas na coluna, diz especialista

Pesquisa aponta problemas na coluna como uma das principais causas de afastamento do trabalho

benefícios da banana
Alimentação Bem-estar Saúde

10 benefícios da banana que provavelmente você não conhece (mais receitas)

A banana é amiga do intestino, além de ser eficiente na prevenção de cãibras. Veja outros benefícios da fruta!

perda muscular
Bem-estar Movimento Saúde

Perda muscular compromete a recuperação do paciente  

A sarcopenia, a perda de massa muscular e da força, aumenta o risco de complicações em diversos quadros