Articulações estalando: por que isso acontece?

28 de junho, 2022

Você já notou as suas articulações estalando? Isso pode ocorrer em qualquer idade e é algo bastante comum. Mas, de acordo com o Dr. Luiz Felipe Carvalho, ortopedista especialista em coluna vertebral, não é normal que a articulação fique estalando frequentemente. 

“Porque a articulação é justaposta. Ou seja, não existe espaço nesta região. Então, a articulação, ou espaço que a gente olha no raio-X entre um osso e outro, é preenchido pela cartilagem, e os ligamentos que compõem a estabilidade. Os ligamentos associado aos músculos compõem a estabilidade da articulação. Por isso, não é comum que articulação fique estalando frequentemente, eventualmente em algum movimento que a gente faça ela pode estalar pode, ela pode estalar, mas não é comum que fique estalando com a rotina do dia a dia.

Causas das articulações estalando

Segundo o Dr. Luiz Felipe Carvalho, perceber o joelho estalando, ocasionalmente não costuma ser algo para se preocupar. “Mas pode ser ocasionado por problemas de artrose, artrite, sinovite e condromalácia patelar, por exemplo”, revelou.

Geralmente, o estalo acontece por causa da presença do líquido sinovial nas articulações. Esse líquido, em especial, parece com um lubrificante e contém gases e nutrientes para a cartilagem. Assim, a liberação e a vibração desses gases gera o som do estalo, através da movimentação da articulação.

“O estalo pode estar relacionado a dois fatores: a lassidão ligamentar, que é quando o ligamento fica mais móvel do que deveria. Ele tenciona mais e não é o suficiente para aquela articulação; outro problema é a artrose, o desgaste das articulações. A artrose pode diminuir o espaço entre um osso e outro”, explica o médico.

Leia também: Articulações: Saiba como mantê-las saudáveis

Quando buscar um médico?

O médico ressalta que é importante buscar avaliação médica quando o estalo for frequente e gerar dor. Assim, é possível identificar a causa, realizar o tratamento adequado e diminuir as dores.

Tratamentos para estalo nas articulações

Ainda de acordo com o Dr. Luiz Felipe, os tratamentos para o estalo da articulação incluem medidas como reforço muscular, fisioterapia e, em alguns casos, o uso de ácido hialurônico para melhorar a nutrição da cartilagem, melhorando a sensação de crepitação. Além disso, a aplicação de gelo no local também pode ser uma alternativa.

Fonte: Dr. Luiz Felipe Carvalho, ortopedista especialista em coluna vertebral.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.