Escolhas saudáveis na dieta podem ser equivocadas, aponta estudo
Ao começarmos uma dieta para emagrecer, é comum cortarmos as guloseimas e realizar escolhas saudáveis. A maioria das pessoas crê que está se alimentando melhor, mas um estudo da Harvard parece provar o contrário. Na verdade, o achado sugere que boa parte dos indivíduos em dieta mantém os mesmos hábitos alimentares, mas não se dão conta disso.
Veja também: Dicas para as gestantes dormirem melhor no verão
Por que as escolhas saudáveis na dieta podem não ser o que pensamos?
De acordo com a pesquisa, a situação pode acontecer pois a interpretação do que é saudável é diferente para o público leigo. A autora do estudo aponta uma possível “desconexão” entre profissionais da saúde e os pacientes, que são o público geral.
Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores acompanharam 116 pessoas de 35 a 38 anos que estavam seguindo uma dieta para emagrecer. Antes e depois do experimento, foi calculado o Índice de Alimentação Saudável (da sigla HEI, em inglês) de todos os indivíduos.
O indicador serve para avaliar se a alimentação de uma pessoa se adequa às diretrizes americanas de dieta, com pontuação de 0 a 100. Quanto maior o escore, mais saudável é o cardápio.
Todos os voluntários conversaram com um nutricionista e fizeram um diário de alimentação, exercícios, peso ao longo de um ano. Ao final do acompanhamento, os participantes realizaram um teste de percepção sobre o quão saudável eram suas dietas e as mudanças durante o estudo.
Como resultado, três a cada quatro pessoas se equivocaram sobre a qualidade do que colocavam no prato. Ou seja, superestimaram a saudabilidade da dieta em 67,5, quando o escore médio da HEI foi de 56,4.
Embora seja uma hipótese interessante, o estudo foi feito com poucas pessoas. Além disso, a maioria dos integrantes eram mulheres brancas. Portanto, não deve servir de parâmetro em um contexto mais amplo, com outras culturas e povos envolvidos.
Como fazer mudanças mais assertivas na dieta?
Hoje, a busca por dietas está cada vez maior — isso se deve a muitos fatores culturais que incluem padrões de beleza, mas pela necessidade de cuidar cada vez mais da saúde. Afinal, a quantidade de indivíduos com sobrepeso e obesidade aumenta a cada ano, o que acende o alerta para a saúde pública global. Então, como podemos fazer escolhas que realmente beneficiem primeiro a nossa saúde?
Antes de mais nada, se você convive com o excesso de peso, é importante buscar atendimento profissional com médicos, nutricionistas e psicólogos. A trilha para a perda de peso precisa de suporte em todas as áreas para ser consistente.
Portanto, dietas restritivas de longo prazo, que prometem resultados surpreendentes não é um caminho sustentável. Se você deseja emagrecer, precisa de uma reeducação alimentar.
Saber como incluir mais frutas, verduras, grãos, vegetais e combiná-los entre si requer conhecimento e mudança na rotina. Principalmente se a dieta sempre foi baseada em alimentos industrializados e fast-foods.
Outra dica é observar os rótulos: há milhares de produtos que se vendem como “fit”, “light” e saudável, mas que são o oposto do que afirmam. Conhecer os ingredientes, a quantidade de açúcares, conservantes e outras substâncias químicas faz parte de uma alimentação mais consciente.
Vitat Cuida: aliado da mudança definitiva de hábitos
Muitas pessoas que já tentaram emagrecer antes e não tiveram sucesso no objetivo se frustram, pois costumam recuperar o peso ou voltam aos velhos hábitos.
Vitat Cuida chegou para resolver essa questão, que é mais comum do que se imagina. Com uma jornada cercada por nutricionista, psicólogo e personal trainer, você aprenderá a:
- Se alimentar melhor, com dicas que se adequam à sua realidade.
- Firmar pequenos hábitos que farão a diferença para a saúde.
- Entender quando seu corpo realmente está com fome e diferenciá-la da vontade de comer.
- Observar os gatilhos que lhe motivam a comer fora de hora.
- Gostar de atividade física e encaixá-la na sua rotina sem abrir mão de outras prioridades.
Para saber mais, clique aqui e veja como o Vitat Cuida pode lhe ajudar a ter uma vida melhor!