Sono da gestante: dicas para dormir melhor durante o verão

Bem-estar Gravidez e maternidade Saúde Sono
23 de Janeiro, 2023
Sono da gestante: dicas para dormir melhor durante o verão

Quando o assunto é qualidade do sono durante a gestação, muitas futuras mamães se queixam que dormem mal. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 6 em cada 10 gestantes sofrem com a situação. Sobretudo no último trimestre, fase em que a barriga aumenta, assim como a vontade de urinar, o que atrapalha o sono ininterrupto da gestante.

Veja também: Afinal, por que os sintomas da gripe pioram ao dormir?

Sono da gestante é mais afetado no verão

Se o problema é algo recorrente, o verão agrava o desconforto. “Os hormônios elevam a temperatura corporal durante a gravidez. Como resultado, a grávida demora mais para dormir, já que o corpo tenta primeiro regular sua temperatura. Isso impede que o sono atinja seus níveis mais profundos rapidamente”, explica Carlos Moraes, ginecologista e obstetra pela Santa Casa/SP e membro da FEBRASGO.

Para que a gestante tenha noites de sono com qualidade durante o verão, confira 11 dicas importantes:

Atenção às roupas e aos lençóis

Use roupas leves e confortáveis que não apertem e prejudiquem a circulação sanguínea. Também opte pelos lençóis de algodão e linho, ao invés dos sintéticos, pois esquentam menos.

Dormir do lado esquerdo pode melhorar o sono da gestante

“Além de ser uma das posições mais confortáveis no final da gravidez, deitar do lado esquerdo estimula o sangue a fluir melhor entre os órgãos da gestante. Isso faz com que o bebê receba os nutrientes com mais facilidade. Dessa forma, a chance de você descansar é maior”, orienta Carlos Moraes, que também é médico nos hospitais Albert Einstein, São Luiz e Pro Matre.

Use travesseiros adequados

Se você transpira muito à noite, prefira os travesseiros de látex ou com manta em gel, que proporcionam maior conforto térmico devido à ventilação entre a parte interna e externa.

Além disso, se possível, utilize uma capa impermeável para impedir a migração do suor e outras secreções para o lençol e colchão. Assim, evita-se a proliferação de ácaros, fungos e bactérias, capazes de desencadear crises alérgicas típicas do verão.

Ventilação: fundamental para o bom sono da gestante

Deixe o quarto arejado durante o dia e, se possível, uma brecha na janela também à noite, para o ar circular. Ventilador é uma ótima alternativa para os dias mais quentes, mas aposte nos silenciosos e não o deixe virado direto para o corpo. Afinal, o vento contínuo pode te deixar com frio, fazendo você despertar no meio da noite.

Contudo, caso prefira ar-condicionado, lembre-se de que ele deve estar com o filtro limpo e em temperatura agradável, em torno de 24 graus. Como o ar-condicionado resseca o ar, o ideal é colocar uma bacia de água no quarto, para umidificar o ambiente.

Hidratação é essencial, mas na hora certa

Hidrate-se bem ao longo do dia, mas pegue leve na hora de deitar para não ficar com vontade de ir ao banheiro durante a madrugada. “Tomar muita água antes de dormir fará com que seu sono seja interrompido pela necessidade de urinar”, diz o ginecologista.

Evite refeições pesadas e bebidas estimulantes

Principalmente durante a noite. Comidas pesadas requerem uma digestão mais lenta, dificultando o sono. “Além disso, noites mal dormidas têm papel central na predisposição a ganho de peso, podendo prejudicar a gravidez e o parto”, afirma Claudia Chang, doutora e pós-doutora em Endocrinologia e Metabologia pela USP.

Já as bebidas como chá verde e café devem ser evitadas no período noturno. “A cafeína tem duração de quatro horas no organismo. Portanto, o ideal é que o último consumo seja por volta das 15h”, reforça Claudia Chang, que também é membro da SBEM e coordenadora e professora da pós-graduação em Endocrinologia do Instituto Superior de Medicina (ISMD).

Nada de atividades físicas à noite

Embora o exercício seja importantíssimo para a rotina da gestante, é importante evitá-los perto da hora de dormir. “Isso porque a produção de adrenalina e cortisol segue uma tendência contrária ao fluxo noturno do organismo. Durante a noite, o corpo está se preparando para uma pausa nas atividades, e os exercícios podem criar uma agitação que irá afugentar de vez o seu sono”, finaliza Claudia Chang.

 

Descubra seu peso ideal. É grátis! Saiba se seu peso atual e sua meta de peso são saudáveis com Tecnonutri.
cm Ex. 163 kg Ex. 78,6

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

ovo ajuda no ganho de massa
Alimentação Bem-estar

Aumentar o consumo de ovos ajuda no ganho de massa muscular?

Um adulto deve ingerir cerca de 1 a 3 ovos por dia, mas recomendação pode mudar dependendo individuais

Cinco habitos
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Cinco hábitos indispensáveis para a saúde

Para iniciar uma mudança de comportamento, confira cinco atitudes simples para incorporar no dia a dia que trazem benefícios no futuro

Dengue e Covid
Saúde

Dengue e Covid-19: como diferenciar os sintomas?

Em meio a uma explosão de casos de dengue e o aumento de infecções por covid-19 no Brasil, sintomas geram muitas dúvidas. Veja diferenças