Por que os sintomas de gripe pioram ao dormir? Especialista explica

Bem-estar Saúde Sono
20 de Janeiro, 2023
Por que os sintomas de gripe pioram ao dormir? Especialista explica

Quando se está com gripe, dormir de noite não é tarefa fácil. A sensação é que os sintomas do resfriado aumentam muito, como o nariz congestionado, dificuldade de respiração, dor de garganta e até de cabeça. De acordo com a médica Brunna Santana, isso não é apenas uma impressão: realmente acontece. Continue lendo e saiba como os sintomas da gripe pioram de noite e como amenizá-los. 

Veja também: Gripe e resfriado: Qual a diferença entre eles?

Por que os sintomas de gripe pioram à noite?

Segundo a médica, os sintomas de gripe e resfriado, principalmente a tosse, acabam piorando a noite, em especial na hora de dormir, por dois motivos. Primeiramente, ao deitarmos, nosso corpo aumenta a circulação sanguínea na região da face. Assim, devido à posição em que ficamos, isso provoca o edema, ou seja, inchaço das vias aéreas superiores, prejudicando a respiração e levando, consequentemente, à piora da tosse.

Já o segundo motivo é o gotejamento pós-nasal, que ocorre quando há acúmulo da secreção nasal. Portanto, esse fluxo escorre para garganta e pode chegar até as vias aéreas inferiores. Dessa forma, esse processo provoca uma tosse bastante incômoda e que contém secreção. Por isso, tendemos a sentir a piora dos sintomas no período da noite, ao dormir. 

Como dormir melhor mesmo com gripe

Para evitar ou amenizar os sintomas, a Dra. Brunna recomenda a lavagem nasal. “É muito importante fazê-la, principalmente, quando se tem secreção em vias aéreas superiores, pois essa secreção pode chegar às vias aéreas inferiores, provocando pneumonia, ou migrar para os condutores auditivos, causando otite e até sinusite”, afirma. 

Dessa forma, a lavagem nasal pode ser feita com soro fisiológico ou solução salina aplicada em uma das narinas com a ajuda de uma seringa específica para esse fim. Assim, basta injetar a solução até que o líquido saia pela outra narina, repetindo o processo algumas vezes.

A solução aplicada ajuda a diminuir o muco acumulado no nariz e melhora significativamente a respiração.

Além da dica da Dra. Brunna, outros métodos caseiros ajudam a diminuir o desconforto da congestão nasal, são eles:

  • Compressas quentes no nariz: basta molhar pano ou toalha com água morna e colocar sobre o nariz por 15 minutos. O método é recomendado por até 3 vezes no dia;
  • Consuma bebidas quentes: dessa forma, o vapor das bebidas vai ajudar a aliviar a congestão das vias aéreas;
  • Banho quente: já entrou no chuveiro e percebeu alívio da congestão? O hábito realmente ajuda a desentupir o nariz, já que, como as bebidas quentes, emite vapor e desobstrui as vias aéreas.

Por fim, lembre-se de manter o ar-condicionado em temperaturas ambientes ou pelo menos não tão frias e manter a limpeza frequente do filtro do ar para evitar a congestão nasal, recomenda a Dra. Brunna. Para auxiliar na recuperação do quadro de gripe, beba muita água para fluidificar secreções. 

Fonte: Dra. Brunna Santana, médica pediatra do Grupo Prontobaby.

Sobre o autor

Tayna Farias
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em gravidez e maternidade

Leia também:

escolher travesseiro
Bem-estar Saúde Sono

Saiba o que é importante na hora de escolher o melhor travesseiro

Aprenda a escolher o melhor produto para dormir melhor

prato conhecido como costelinha de milho, geralmente feito na air fryer
Alimentação Bem-estar Receitas

“Costelinha” de milho na air fryer fica uma delícia!

Apesar do nome "costelinha", o preparo é vegano -- o milho é o principal ingrediente, e fica pronto em poucos minutos na air fryer

curar a gripe rápido
Saúde

Estratégias para curar a gripe mais rápido

Beber água e descansar são algumas das medidas para curar a gripe rápido; veja outras estratégias eficazes