Ashwagandha: O que é e benefícios da erva
A erva ashwagandha vem de uma planta da Índia, cujas propriedades têm sido usadas há muitos anos. Ela é consumida especialmente na Ayurveda, medicina tradicional indiana que engloba uma série de práticas para a boa saúde, como massagens, meditação, ioga, além do uso de ervas e, é claro, de uma boa alimentação.
A planta costuma ser aplicada no controle de estresse e, por esse motivo, sua fama só cresce. Além disso, já foi apontada como tratamento auxiliar no caso de impotência sexual.
Leia mais: Dieta Ayurveda: Descubra seu dosha e os alimentos indicados
Ashwagandha: Benefícios da erva
Controle de estresse e ansiedade
Possibilitando a adaptação dos efeitos do eixo psico-neuro-imuno-endócrino, a erva auxilia no controle de certas emoções, tais como o estresse, ansiedade, o cansaço, dentre outras.
Leia mais: Ansiedade: O que é, sintomas e como controlar
Combate inflamações
Rica em vitanolídeos, substância unicamente encontrada em plantas do gênero Whitania, a erva ashwagandha ajuda no combate de inúmeras inflamações no corpo, bem como na formação e aparecimento de tumores. Portanto, não é exagero dizer que a erva ajuda na prevenção do câncer.
Leia também: 5 motivos para tomar chá todos os dias
Como consumir ashwagandha
Mais comumente ingerida como chá, também pode ser encontrada em forma de suplementos em cápsulas.
Leia também: Chás: Conheça diferentes tipos e benefícios dessas bebidas
Cuidados no consumo da erva
O consumo da ashwagandha não é recomendado para gestante ou para mães que ainda estão em fase de amamentação, pois acredita-se que a planta possa causar abortos espontâneos ou, ainda, comprometer a composição do leite materno.
Além disso, a planta também pode ocasionar a queda da pressão arterial. Então, atenção para isso também.
Não só, há quem acredite que ela pode potencializar os sintomas de doenças autoimunes.