Enjoo na gestação: O que comer para diminuir o sintoma

Comer alimentos nutritivos é essencial, especialmente durante a gravidez, já que não podem faltar nutrientes para a mãe e o bebê. O enjoo é parte comum da gestação. Porém, há maneiras de diminuir a frequência com que ele ocorre, por exemplo, ao consumir determinados alimentos. Ou seja, náuseas e vômitos podem (e provavelmente vão) acontecer durante esse período. Porém, eles não precisam ser tão recorrentes se certos alimentos forem incluídos na alimentação da gestante.

Enjoo na gestação: Porque acontece e como diminuir

A princípio, o enjoo acontece como resultado de mudanças hormonais que acontecem no corpo da grávida nesse período. Em especial, estão ligados à produção do hormônio HCG.

No entanto, nem toda grávida passa necessariamente por isso. Felizmente, a alimentação pode aliviar esse sintoma da gravidez. Por isso, alguns alimentos são ideais nesse sentido.

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Alimentos que ajudam a aliviar o enjoo na gestação

Gengibre

O gengibre é um verdadeiro remédio natural. Por ser anti-inflamatório, favorece a saúde de diversas formas, inclusive ajudando no controle dos enjoos. Porém, não deve ser consumido em excesso.

Frutas cítricas

Ainda, as frutas cítricas também podem ajudar a controlar essa sensação. Por isso, é ideal consumir frutas como o kiwi, a laranja, o morango, a tangerina e o abacaxi nessa fase. Outras frutas que podem favorecer a gestante são:

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Fontes de potássio

Além disso, alimentos ricos em potássio são importantes nessa fase, pois esse é um mineral que ajuda a controlar os vômitos. Alimentos como a banana, a aveia, bem como a beterraba são fontes de potássio. “A banana é uma das frutas mais completas para as gestante”, explica a nutricionista Leticia Manduca, de São Paulo. As vitaminas mais abundantes em sua composição são a vitamina A e a C. No que diz respeito aos minerais, o potássio é seu principal componente, assim como zinco. Não só, é uma grande fonte de fibras.

Fontes de vitaminas do complexo B

As vitaminas do complexo B também são ótimas para as grávidas. Entre elas, a vitamina B9 (ácido fólico) e a vitamina B6 são as que mais ajudam a controlar ânsia. Sendo assim, é recomendável consumir alimentos como a carne, o leite e seus derivados e os cereais.

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Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo