Endívia: Conheça a hortaliça e seus benefícios

Alimentação Bem-estar
13 de Março, 2020
Endívia: Conheça a hortaliça e seus benefícios

A endívia é uma hortaliça de climas frios e, por isso, costuma ser cultivada em estufas. Original da Bélgica, ela é da mesma família que a chicória, também chamada de escarola, e, assim como demais folhas verdes, também é rica em vitaminas, minerais e fibras – excelentes para a saúde.

Possui folhas crocantes e um sabor levemente amargo. Ainda, suas principais propriedades são antioxidantes e vitaminas, especialmente a vitamina C.

Dessa maneira, essa combinação protege e beneficia principalmente a imunidade. A cor de suas folhas são geralmente verdes em tom claro, quase brancas.

Benefícios da endívia

Previne o envelhecimento precoce

Rica em vitamina A e vitamina C, é potente no combate da ação dos radicais livres no organismo. São os radicais livres os responsáveis principais pelo envelhecimento precoce da pele, entre outras coisas. Além disso, há presença de antioxidantes como o betacaroteno na hortaliça, que a tornam ainda mais benéfica para a imunidade, para a manutenção do aspecto jovial da pele e para a saúde dos olhos.

Facilita a digestão

Nem só de vitaminas e antioxidantes se compõe essa verdura: ela também é rica em fibras. Por isso, facilita o processo da digestão, melhorando o trânsito intestinal e combatendo a sensação de inchaço, a constipação e, dessa forma, ajudando também na perda de peso. 

Leia também: Dieta rica em fibras pode prevenir doenças do coração e diabetes

Protege a saúde do coração

Para quem deseja controlar o nível de colesterol, a endívia é uma excelente opção, pois pode agir efetivamente na redução do chamado “colesterol ruim”, o LDL. Também, sua abundância em fibras e ácidos graxos (gordura boa) beneficia a saúde cardiovascular e previne doenças cardíacas.

Leia mais: O que causa o colesterol alto

Como consumir a endívia

Capaz de absorver o sabor de outros alimentos, a folha, por ser muito versátil, é comumente adicionada em diversas receitas, como: 

  • No vinagrete;
  • Em saladas;
  • Recheada, gratinada ou assada;
  • Em sopas e caldos;
  • Tortas e quiches.

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

Alimentação

Cuidados com a alimentação para curtir a folia

As longas horas de danças e marchinhas, muitas vezes acompanhadas de bebidas alcoólicas e do sol quente, pedem um cuidado redobrado com a alimentação. O que

Alimentação

Como manter o corpo hidratado no bloquinho

Mais do que nunca, o carnaval é uma das épocas do ano em que manter o corpo hidratado se torna fundamental. A maior festa popular do

Porções menores
Alimentação

Porções menores, mais nutrientes no dia a dia

O apetite diminuiu e está difícil ajustar sua alimentação a essa nova realidade? Esse é um dos principais desafios durante o tratamento com as canetas injetáveis.