Embolização: Faustão realiza procedimento após transplante

Saúde
15 de Março, 2024
Embolização: Faustão realiza procedimento após transplante

Depois de passar por um transplante de rim no dia 26 de fevereiro, o apresentador Faustão precisou realizar um outro procedimento cirúrgico esta semana: a embolização.

A intervenção interrompe propositalmente o fornecimento de sangue para alguma região do corpo. De acordo com a assessoria de imprensa de Fausto Silva, “o processo de embolização foi feito para resolver questões linfáticas que estavam atrasando sua recuperação”.

Isso porque apesar de o transplante ter ocorrido normalmente, o apresentador ainda espera pelo início do funcionamento do órgão — também segundo a assessoria. Não há previsão de alta.

Leia também: Faustão passa por transplante de rim

O que é a embolização? 

Embora seja um procedimento cirúrgico, a embolização é considerada pouco invasiva, feita com anestesia local e sem a necessidade de grandes cortes. Nela, os médicos introduzem um cateter (geralmente pela virilha ou pela axila) com o intuito de parar o fluxo de sangue para alguma região do corpo.

A embolização é muito comum para tratar miomas, por exemplo. Isso porque como o mioma é nutrido por sangue, o procedimento visa impedir esse estímulo, ou seja, bloqueia o fornecimento de sangue ao tumor. Resultado: ele diminui ou até mesmo desaparece.

Transplante de rim do Faustão

Faustão passou pelo transplante de rim no fim de fevereiro. Ele já havia feito uma cirurgia de transplante de coração no mesmo hospital em agosto de 2023 (seis meses atrás).

De acordo com um boletim divulgado pela equipe médica do apresentador, o procedimento aconteceu “sem intercorrências”. “O paciente seguirá em observação para acompanhamento da adaptação do órgão e controle clínico”, disse o comunicado.

Faustão fazia cerca de três diálises na semana desde setembro de 2023. O procedimento remove resíduos e água em excesso no sangue quando os rins não conseguem fazer isso naturalmente.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Ozempic e anticoncepcional
Saúde

Ozempic pode cortar o efeito do anticoncepcional? Médica explica

Nas redes sociais, não faltam relatos sobre o efeito do Ozempic no aumento da fertilidade

Chá de erva baleeira
Alimentação Bem-estar Saúde

Chá de erva baleeira emagrece? Veja benefícios e como fazer

A erva é eficaz em tratamentos de reumatismo, gota, dores musculares e até úlceras; saiba mais

mulher sentada na mesa da cozinha com remédios para gripe na sua frente
Saúde

Queda na temperatura exige cuidados com a saúde. Confira

Neste fim de semana, o frio vai estar presente em diversas capitais. Queda na temperatura pede alguns cuidados com a saúde respiratória