Faustão passa por transplante de rim

Saúde
27 de Fevereiro, 2024
Faustão passa por transplante de rim

O apresentador Fausto Silva (Faustão), de 73 anos, passou por um transplante de rim na última segunda-feira (26/02) no Albert Einstein, em São Paulo — onde segue internado. Ele já havia feito uma cirurgia de transplante de coração no mesmo hospital em agosto de 2023 (seis meses atrás).

De acordo com um boletim divulgado pela equipe médica do apresentador, o procedimento aconteceu “sem intercorrências”. “O paciente seguirá em observação para acompanhamento da adaptação do órgão e controle clínico”, diz o comunicado.

Faustão fazia cerca de três diálises na semana desde setembro de 2023. O procedimento remove resíduos e água em excesso no sangue quando os rins não conseguem fazer isso naturalmente.

Leia também: Adaptação depois do transplante: afinal, como funciona?

Faustão passou por outro transplante: relação entre coração e rim

De acordo com um artigo brasileiro, não é incomum que pessoas com insuficiência cardíaca necessitem da diálise. O excesso de volume circulante (sangue, líquidos e outras substâncias que circulam nos vasos) é uma complicação presente em aproximadamente 80% dos pacientes diagnosticados com a condição.

Isso porque a insuficiência cardíaca, com o tempo, pode culminar em insuficiência renal. Isso faz com que a pessoa urine pouco (ou nem urine) e retenha líquidos. Assim, a diálise entra para preservar a função dos rins e eliminar os líquidos em excesso, ajudando também a melhorar a performance do coração.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Lapsos de memória
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Lapsos de memória: 8 principais fatores e como evitá-los

Rotina sobrecarregada, estresse e noites maldormidas são algumas das causas

Medir a pressão arterial
Saúde

Medir a pressão arterial: veja novas recomendações

Veja novas recomendações da Sociedade Brasileira de Cardiologia

mulher se consultando com um médico
Bem-estar Saúde

Preparação para a bariátrica vai além dos exames e envolve mudanças de vida

Antes de entrar no centro cirúrgico, o candidato à cirurgia bariátrica percorre um caminho de preparação que promete mais do que a perda de peso: uma