Embolização de mioma: procedimento evita a retirada do útero

Saúde
26 de Setembro, 2022
Embolização de mioma: procedimento evita a retirada do útero

No Brasil, são realizadas mais de 200 mil histerectomias por ano. O procedimento que engloba a retirada total ou parcial do útero é uma das cirurgias mais frequentes em mulheres, perdendo apenas para a cesárea. E um dos motivos que mais levam a esse tipo de cirurgia é o mioma, tumor benigno que se desenvolve a partir da produção de estrogênio. Contudo, existe outra forma de tratar esse problema de saúde, que é bem menos invasiva que a histerectomia: a embolização de mioma.

Leia mais: É possível engravidar com mioma no útero?

Como funciona a embolização de mioma?

Como o mioma é nutrido por sangue, a embolização visa impedir esse estímulo do mioma, ou seja, bloqueando o fornecimento de sangue ao tumor. Além disso, a técnica é pouco invasiva e pode ser feita com anestesia local e sedação. Por meio de um pequeno furo, de 2 mm, o cateter é inserido e através de um equipamento chamado radioscopia digital, o cirurgião leva o cateter até a artéria que está nutrindo o tumor. Com isso, o cirurgião injeta partículas que interrompem o fluxo de sangue até o mioma. “É uma alternativa de tratamento para casos específicos de acordo com o tamanho, a localização, o volume dos miomas”, conta a ginecologista e obstetra, Naira Scartezzini Senna.

O resultado: o mioma diminui ou até mesmo desaparece. E para saúde da mulher, além do benefício do controle dos sintomas dos miomas, há também menos riscos de complicações, menos cicatrizes e a preservação do útero. “É uma opção mais vantajosa, por ser um procedimento com menos efeitos colaterais além de poder manter a integridade do útero. “

Afinal, o que são os miomas?

Desenvolvidos a partir da produção de estrogênio, os miomas são tumores benignos, mas que podem causar muito desconforto, intenso sangramento e comprometer a qualidade de vida das mulheres. De acordo com estudos, até 50% das mulheres vão ter miomas em algum momento das suas vidas. Ainda não se sabe a causa exata do mioma, mas em mulheres que menstruam há o crescimento gradual desse tumor.

Sintomas e diagnóstico

Os sintomas podem variar de paciente para paciente, mas em geral são:

  • Dores
  • Cólicas
  • Sangramento excessivo
  • Dor durante as relações sexuais
  • Dificuldade para engravidar

Geralmente, o diagnóstico é feito por meio de exames de rotina da mulher, como a ultrassonografia abdominal ou vaginal e a ressonância magnética.

Tratamentos

O tratamento do mioma pode variar de acordo com o tamanho, sintomas e a condição de saúde da paciente. Entre as principais opções de tratamento estão:

  • Uso de bloqueio hormonal
  • Cirurgia aberta
  • Cirurgia laparoscópica
  • Embolização

Fonte: SBACVSP

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

O que é esquizofrenia
Bem-estar Equilíbrio Saúde

O que é esquizofrenia?

Sintomas incluem alucinações e isolamento social

Saúde

Como criar novos hábitos?

Instalando hábitos novos Quando queremos mudar nossa vida fica muito mais fácil focar em instalar novos hábitos do que em eliminar os hábitos antigos. É mais

Saúde

Vamos falar de compulsão alimentar?

Você sabia que 25 a 30% da população mundial está acima do peso? A compulsão alimentar é considerada um distúrbio alimentar caracterizado pela ingestão exagerada de