Emagrecer e perder peso: Qual é a diferença?

Alimentação Bem-estar
29 de Maio, 2020
Emagrecer e perder peso: Qual é a diferença?

É comum pensar, especialmente quando se está de dieta, que emagrecer e perder peso são sinônimos. Entretanto, não são: há uma diferença. Basicamente, quando nos referirmos à “perda de peso”, significa que o número na balança diminuiu. Entretanto, emagrecer não se resume a isso. 

Emagrecer e Perder peso: Similares, porém, diferentes

A princípio, entende-se emagrecer como o fato de reduzir o índice de gordura corporal, ou seja, emagrecer é sinônimo de perder gordura. No entanto, essa perda não necessariamente implica na diminuição do seu peso. Ou seja, pode haver perda de gordura sem que haja perda de peso, o número que aparece na balança. Esse cenário é comum, por exemplo, quando se perde gordura mas, ao mesmo tempo, há ganho de massa magra – a massa muscular. Assim, emagrecer seria a perda de gordura corporal e ganho de massa muscular, mas isso a balança não registra.

Portanto, perder peso significa apenas que seu peso corporal diminuiu e isso pode ser decorrente da perda de gordura ou não. Outras razões que podem levar à diminuição do peso na balança: 

  • O corpo desinchou ou parou de reter líquido;
  • Antes o intestino estava constipado, mas agora não mais;
  • Ingeriu-se menos comida; 
  • Houve perda muscular.

Por fim, o ideal é focar no ganho de massa muscular, redução de medidas e formas de acelerar o metabolismo. E como diminuir a taxa de gordura? É preciso criar um déficit calórico – ou seja, consumir menos calorias do que a energia que queima em repouso e durante o treino.

Leia também: Como perder gordura e ganhar músculo ao mesmo tempo

Mas, se você está procurando perder gordura e ganhar músculos, seu número na balança pode não se mover – ou pode até subir – mesmo que o físico esteja mudando. Na verdade, você pode até perceber que parece mais magro ou mais tonificado, mesmo que não tenha perdido peso. Isso é porque você está ganhando músculo e perdendo gordura.

Por outro lado, cortar calorias demais de uma só vez sabotará os esforços. A restrição excessiva de calorias deixa o corpo com energia limitada para concluir um treino e, finalmente, retarda o metabolismo. Mudanças drásticas nas calorias fazem o organismo compensar metabolicamente para defender seu peso corporal inicial. Portanto, o corpo diminuirá a quantidade de energia queimada para conservar calorias e evitar o emagrecimento.

Leia mais: Guia da gordura corporal: O que é e como perder

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva