Emagrecer antes da bariátrica: entenda o processo vivido por Jojo Todynho
Desde o começo do ano, a cantora Jojo Todynho tem compartilhado o seu processo de emagrecimento nas redes sociais. Em uma das interações com os seus seguidores, uma internauta questionou “Fala sobre a bariátrica… Desistiu? Te acho linda!”. “Não, eu não desisti. Ela [a cirurgia] se tornou uma incógnita que eu não sei se eu vou fazer”, afirmou Jojo. Embora a cantora ainda não saiba se fará a bariátrica, fato é que ela tem focado em emagrecer antes de tudo.
Desde o começo do ano ela tem intensificado a rotina de treinos e já perdeu 24 kg com alimentação saudável e prática de atividades físicas. Mas afinal, de fato é preciso emagrecer antes da bariátrica? Continue lendo e entenda.
Veja também: Marmita de Jojo Todynho para emagrecer 30kg
Emagrecer antes de fazer bariátrica
A cirurgia bariátrica muda a forma original do estômago para reduzir a sua capacidade de receber alimentos, o que também deve modificar os hábitos alimentares do paciente durante a vida inteira. Porém, para se submeter a uma cirurgia como essa, o paciente precisa passar por alguns procedimentos preparatórios. O primeiro é perder peso.
Nesse sentido, o emagrecimento prévio é indicado para pessoas que têm o IMC acima de 60, ou seja, aquelas consideradas super obesas. Neste caso, é fundamental reduzir alguns quilos na balança de forma natural, isto é, com uma alimentação regrada e a prática regular de exercícios físicos.
Um dos aspectos mais importantes da perda de peso antes da cirurgia é readequar a rotina alimentar do paciente para que ele se acostume a um novo estilo de vida. Tratas-se, então, de algo que é essencial para o sucesso da bariátrica e para que o paciente reduza as chances de engordar novamente.
Além disso, reduzir o peso também é uma questão que contribui para a segurança do procedimento cirúrgico, já que pacientes obesos geralmente apresentam altos níveis de gordura visceral. Esse tipo de condição aumenta os riscos cardiovasculares envolvidos em uma bariátrica ou qualquer outra cirurgia.
Saciedade e capacidade estomacal
Segundo o Ministério da Saúde, antes da intervenção cirúrgica, um estômago normal tem capacidade para até 1,5 de alimento. Após a bariátrica, a capacidade máxima é reduzida para 200 ml, ou seja, cerca de 1 copo americano. A cirurgia afeta ainda a produção do hormônio da saciedade, o que diminui a vontade de comer, mas a redução da capacidade é a principal responsável pelo emagrecimento.
Por fim, a meta de perda de peso pode variar de paciente para paciente, mas costuma ser em torno de 5% a 10% do excesso de peso do paciente. Dessa forma, uma perda de peso mais acentuada pode melhorar os resultados após a cirurgia.
Como adotar uma dieta pré-bariátrica?
Nesse caso, vale a regra “cada caso é um caso”. Por isso, o acompanhamento nutricional com um especialista é essencial para determinar a quantidade de calorias necessária e quais são os nutrientes que auxiliarão na perda de peso. Contudo, algumas recomendações gerais são válidas para qualquer indivíduo que deseja emagrecer antes da bariátrica. São elas:
- Alimentar-se de três em três horas;
- Evitar o consumo de alimentos ultraprocessados e fast-foods;
- Reduzir o consumo de alimentos fritos e investir em grelhados ou cozidos;
- Manter o nível de hidratação do corpo;
- Reduzir o consumo de calorias;
- Apostar em opções de alimentos mais saudáveis como frutas e vegetais.
Referência: Ministério da Saúde.