Elastina: como preservar e evitar a flacidez da pele?

Beleza Bem-estar
24 de Junho, 2022
Elastina: como preservar e evitar a flacidez da pele?

Quando se fala em cuidados com a pele, é comum falar-se também sobre a elastina e as suas funções. Afinal, assim como o colágeno, ela tem um papel fundamental em manter a pele saudável, mas também sofre com os efeitos do tempo. 

“A elastina é uma proteína que forma as fibras elásticas, responsável pela elasticidade e resistência do nosso corpo”, explica a esteticista Carla Ghilardi, da Clínica Simone Neri. “Ela ajuda a dar firmeza e sustentação à pele, mantendo, assim, uma pele jovem e evitando o envelhecimento precoce.”

Leia mais: Água termal: razões para usar para uma pele bonita e saudável

Consequências da falta de elastina

É a falta da elastina que gera a famosa flacidez. Isso porque as fibras da proteína são mais finas do que as de colágeno e tendem a ceder à tração sofrida, além de existir em quantidade limitada no organismo. 

Por isso, não podemos repor a elastina perdida ao longo do tempo, mas é possível preservá-la. Assim, é possível evitar o envelhecimento precoce e garantir a saúde da pele

“O que devemos fazer para manter a elastina é se alimentar corretamente, com vegetais verdes, antioxidantes, frutas, vitamina C, ômega 3, ovo, etc.”, explica a esteticista. “É possível também estimular a síntese de elastina através de cremes com ácido retinoico e derivados de vitamina A.”

Como resultado, pode-se esperar menos flacidez e, como dito, uma pele menos envelhecida. Parece uma boa ideia, certo? 

A alimentação infere na flacidez?

Quem cuida da saúde, muitas vezes, abre mão de alimentos gordurosos e fritos. No entanto, uma renúncia completa aos produtos contendo gordura afeta a condição da pele. Alguns ácidos graxos (ômega-3 e ômega-6) mantêm a elasticidade da membrana celular, suportam a imunidade e ainda reduzem o risco de desenvolver câncer. Já o consumo excessivo de açúcar afeta a elasticidade da pele, desencadeando o processo de envelhecimento. De acordo com estudos, moléculas de açúcar não digeridas podem inibir o colágeno e a elastina na pele. Quanto mais açúcar você consome, mais flácida a pele fica. Ou seja, o ideal é buscar orientação médica para saber o que faz bem ou não. 

Fonte: Carla Ghilardi, esteticista da Clínica Simone Neri.

Proteja seus lábios no frio

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

lesões no beach tennis
Bem-estar Movimento

Lesões no beach tennis: joelho e ombro são as mais comuns. Veja como evitar

Assim como em outras atividades, também há risco de lesões no Beach Tennis. Portanto, veja dicas de como evitar lesões como epicondilite lateral.

fasting mimicking
Alimentação Bem-estar

Diet Fasting Mimicking: o que é o método que imita jejum?

A metodologia restringe calorias por um período de tempo determinado

óleo de coco
Alimentação Bem-estar

Óleo de coco: benefícios e possíveis usos

Multiuso e cheio de benefícios, o óleo de coco é um dos destaque do momento para quem procura uma vida mais saudável. Saiba mais