Água termal: razões para usar para uma pele bonita e saudável

10 de março, 2022

Você já viu esta cena: alguém tira uma embalagem da bolsa e borrifa aquela água refrescante na pele. Na praia, no banheiro do escritório, ou em qualquer outro lugar. Conhecido como água termal, este produto é sinônimo de saúde para a pele. Assim, consiste em um tipo de água mais rica em minerais, ou seja, apresenta em sua composição sais minerais que não estão presentes na água comum. Tem ação hidratante, por consequência, repondo água na pele. 

Também é calmante, tonifica e ainda apresenta ação antioxidante. Sua composição mineral tem especial afinidade com a pele, assim conseguindo fazer uma reposição de minerais na derme por estes já fazem parte flora cutânea, sendo mais facilmente absorvidos pela pele. Por isso, a água termal em comparação com a água comum apresenta efeitos mais significativos.

Razões e jeitos para usar:

  1. A água termal é super versátil e pode ser um complemento da sua rotina de skincare. Pode vir depois da etapa de limpeza da pele, por exemplo, e na sequência você usa seus produtos noturnos. De dia, tem indicação de ser aplicada antes do protetor solar e da maquiagem, como uma bruma finalizadora. E ao longo do dia para refrescar do calor e repor a hidratação e minerais da pele. 
  1. Tenha sempre uma por perto. Não só para os dias de calor, mas para aquele momentos em que o ar está mais seco. Ela é um dos poucos itens que não retira os produtos que já estão na pele, como o creme e a maquiagem, e ainda tem poder de agir e promover a hidratação. 
  1. Ela pode ser usada para acalmar a pele não só depois do sol na praia ou piscina, como também após procedimentos estéticos. Depois do peeling, por exemplo, ela vai bem pois tem ação calmante e regeneradora. 
  1. A água termal deve ser aplicada a uma distância da pele, não precisa ser muito perto. E quando ela está sensibilizada por conta do sol ou peeling se faz ainda mais necessário estar longe.
  1. Quando o objetivo é também refrescar, melhor usar gelada. A principal diferença em relação ao uso da água termal fria, fora o fator sensorial, seria a possibilidade dela ser mais vasoconstritora Isso faz com que ela feche um pouco os poros e ajuda no controle da oleosidade.

Leia também: Peles sensíveis: principais cuidados no verão para evitar manchas

Água termal também faz bem para o cabelo

Ela traz os mesmos benefícios aos fios e pode ser um bom recurso para deixá-los mais bonitos. A diferença é que você terá que usar mais quantidade, pois o cabelo é poroso e para ter efeito, será preciso distribuir bem da raiz às pontas. A água termal funciona bem para o cabelo quando aplicada antes de você ir para praia ou piscina para ajudar na hidratação. Depois do mergulho, se for possível, jogue uma água limpa nos fios e depois aplique a termal, o que também vai ajudar a deixá-los sem impurezas. Fica perfeito se você usar um leave-in com protetor solar na sequência. 

Leia também: Cuidados com a pele no inverno: 4 dicas poderosas

Fontes: Evandro Angelo, maquiador e cabeleireiro do Studio Lorena, em São Paulo, e  Luciana Garbelini, dermatologista pós-graduada em Estética Avançada no Instituto Superior de Medicina, de São Paulo.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.