Roacutan para afinar o nariz: Porque nova moda do TikTok não é recomendada
A Isotretinoína, popularmente conhecida pelo nome comercial Roacutan, já é um medicamento consagrado para o tratamento de casos severos de acne. O fármaco, inclusive, ganhou popularidade no TikTok, com adolescentes compartilhando a evolução da pele. Em meio a essa trend, no entanto, um número crescente de usuários da rede social anda afirmando que um dos inúmeros efeitos colaterais do Roacutan é a sua capacidade afinar o nariz, garantindo uma “rinoplastia gratuita”. Mas, afinal, o medicamento realmente faz isso?
Leia também: Desafio que promete secar barriga está bombando no TikTok
Roacutan para afinar o nariz funciona?
De acordo com o cirurgião plástico Paolo Rubez, não exatamente. “É realmente comum receitarmos o uso de Isotretinoína após a cirurgia de rinoplastia, mas não com o objetivo de afinar o nariz. Diversos estudos apontam que, se utilizado no período pós-operatório, o medicamento pode auxiliar no processo de recuperação da rinoplastia. Isso porque ele acelera a diminuição do inchaço e reduz a espessura da pele. Mas, sem a realização da cirurgia, o fármaco não afina o nariz ou promove qualquer mudança no formato ou tamanho dessa estrutura”, destaca.
“O que os internautas podem estar percebendo é justamente essa ação do medicamento na diminuição da espessura da pele da região. Isso porque a Isotretinoína reduz o funcionamento e o tamanho das glândulas sebáceas, presentes em grande quantidade no nariz, o que, em pacientes que possuem glândulas sebáceas grandes e hiperativas, pode resultar no afinamento da pele.”
Leia também: Água de clorofila, sensação do TikTok, faz bem para a saúde?
Efeitos colaterais do Roacutan
E, mesmo após a realização da rinoplastia, o uso da Isotretínoina deve ser feito apenas com acompanhamento médico em uma dose mais baixa do que aquela geralmente utilizada para o tratamento da acne, já que os efeitos colaterais do Roacutan podem ser muito graves se não houver acompanhamento médico.
“Utilizar o medicamento sem recomendação médica pode colocar sua saúde em risco, favorecendo, por exemplo, o ressecamento da pele e das mucosas e a descamação e fotossensibilidade do tecido cutâneo, além de, em casos mais sérios, também poder causar alterações no fígado, aumento de colesterol, mudanças de humor, anemia, irritação ocular e dores musculares”, alerta o médico.
Para se ter uma ideia, até mesmo em casos de acne a isotretinoína não costuma ser a primeira escolha dos médicos. “Embora muito eficaz nesse tratamento, o fármaco precisa de prescrição médica, já que também tem entre seus efeitos colaterais alguns problemas para a saúde emocional, como depressão e psicose. O medicamento está associado a maiores chances de insônia em alguns pacientes. E isso pode ser uma bandeira vermelha para maior vulnerabilidade psiquiátrica no paciente com o uso do medicamento”, explica a dermatologista Paola Pomerantzeff.
Leia também: Usuários do TikTok estão fazendo água de alface para dormir, veja se funciona
Mas o que fazer para afinar o nariz?
Por isso, quem deseja mudar a anatomia do nariz precisa consultar um cirurgião plástico. Hoje, há uma grande variedade de técnicas para essa finalidade que são realmente eficazes. “A rinoplastia é o procedimento que altera a estética do nariz através da manipulação de estruturas como cartilagem, osso e pele, visando proporcionar um aspecto natural e conferir harmonia à face. Com a rinoplastia, é possível alterar o tamanho ou o formato do nariz. Além de mudar a largura das narinas, realinhar o ângulo entre o nariz e o lábio superior e até mesmo resolver problemas respiratórios”, explica o médico.
Por se tratar de uma cirurgia, a escolha pela rinoplastia precisa ser muito bem pensada. É por isso que o acompanhamento médico é imprescindível nesse caso. Dessa forma, você evita colocar sua saúde em risco e garante que conquistará resultados realmente satisfatórios. “Apenas o profissional especializado poderá realizar uma avaliação de sua face para recomendar o tratamento mais adequado para você”, finaliza.
Leia também: Truques do TikTok: Dicas de beleza perigosas que têm bombado nas redes
Fontes: Paolo Rubez, cirurgião plástico, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica (ASPS) e da International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS); e Paola Pomerantzeff, dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD).