Quanto tempo leva para a creatina fazer efeito no corpo?

Alimentação Bem-estar
19 de Fevereiro, 2024
Leticia Ramirez Naper de Souza
Revisado por
Nutricionista • CRN-3 63183
Quanto tempo leva para a creatina fazer efeito no corpo?

Aumentar a reserva de energia dos músculos, ajudar na melhora da performance esportiva e retardar a fadiga muscular. Esses são apenas alguns dos benefícios do suplemento alimentar queridinho da vez. E se a fama anda grande, é normal que surjam muitas dúvidas a respeito da creatina. Por exemplo: quanto tempo leva para ela fazer efeito no corpo? Confira:

Quanto tempo leva para a creatina fazer efeito?

Ao contrário do pré-treino, que tem ação quase imediata, a creatina leva um tempo para começar a fazer efeito no corpo: cerca de três semanas se você estiver ingerindo corretamente e todos os dias. Esse é o período necessário para que ocorra o estoque da substância no organismo.

Qual é a quantidade ideal de creatina por dia?

A dose recomendada fica entre 3g e 5g do suplemento por dia. Esse volume varia de acordo com características como sexo, idade, peso corporal e objetivo. Por isso, é sempre válido consultar o seu nutricionista antes de começar a tomar.

Para acelerar os resultados, há quem aposte na chamada “saturação” durante o período inicial de ingestão da creatina. Funciona da seguinte forma:

  • Fase de saturação: nos primeiros 5 a 7 dias, toma-se cerca de 20g de creatina em doses divididas ao longo do dia. Depois, a dose diária passa a ser de manutenção – de 3 a 5g.

Por quanto tempo tomar creatina?

Não há um período fixo, mas a maioria das pessoas toma continuamente, ou seja, todos os dias sem previsão de terminar. Já outros preferem fazer ciclos – intercalando fases de ingestão e fases de pausa da creatina.

Assim, para entender qual é a melhor estratégia no seu caso, vale relembrar que é necessário contar com a ajuda de um profissional! Saiba mais.

Qual é a melhor forma de tomar creatina?

Por não ter gosto ou cheiro, a creatina pode ser consumida em diferentes momentos. Se for a versão em pó (existe o formato em cápsulas também), o ideal é misturá-la em alguma bebida, seja na água, no suco ou no shake. E sempre junto com alguma fonte de carboidrato (pão, banana, geleia…) para otimizar a sua absorção pelo organismo.

Muita gente coloca o pó puro na boca e engole com água, sem fazer a mistura em um copo. Mas é sempre melhor seguir a indicação do rótulo e dissolver antes.

Leia também: Afinal, posso tomar creatina sem treinar?

Existe contraindicação?

A creatina é considerada um suplemento seguro, sendo indicada inclusive para idosos. Apenas o uso em crianças, lactantes e gestantes não é aconselhável até que se obtenham evidências apropriadas sobre o assunto.

Alimentação e Movimento
Uma alimentação equilibrada pode potencializar os resultados do seu treino! Assine o Clube Vitat Cuida e garanta descontos exclusivos em consultas com nutricionistas, farmácias, exames laboratoriais e manipulados.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

Neste Setembro Amarelo, confira 5 atitudes para ajudar alguém que está em sofrimento
Bem-estar Equilíbrio

Setembro Amarelo: 5 atitudes para ajudar alguém em sofrimento

Aprenda cinco maneiras práticas de apoiar emocionalmente quem está passando por momentos difíceis, com dicas que envolvem acolhimento, empatia e incentivo à busca por ajuda profissional

casal correndo e olhando o relógio
Bem-estar Movimento

Seu relógio inteligente pode estar errado sobre gasto calórico

Estudo de 2017 encontrou inconsistências de até 93% nos cálculos de diferentes tipos de dispositivos. Mas acessório apresenta outras vantagens

homem adulto com esquizofrenia sentado com as duas mãos no cabelo.
Bem-estar Equilíbrio

Esquizofrenia em adultos: conheça os sintomas e como tratar

O adulto com esquizofrenia pode ter uma variedade de sintomas, desde comportamento bizarro e incerto e fala desorganizada a perda de emoções.