Quanto tempo leva para a creatina fazer efeito no corpo?

Alimentação Bem-estar
19 de Fevereiro, 2024
Leticia Ramirez Naper de Souza
Revisado por
Nutricionista • CRN-3 63183
Quanto tempo leva para a creatina fazer efeito no corpo?

Aumentar a reserva de energia dos músculos, ajudar na melhora da performance esportiva e retardar a fadiga muscular. Esses são apenas alguns dos benefícios do suplemento alimentar queridinho da vez. E se a fama anda grande, é normal que surjam muitas dúvidas a respeito da creatina. Por exemplo: quanto tempo leva para ela fazer efeito no corpo? Confira:

Quanto tempo leva para a creatina fazer efeito?

Ao contrário do pré-treino, que tem ação quase imediata, a creatina leva um tempo para começar a fazer efeito no corpo: cerca de três semanas se você estiver ingerindo corretamente e todos os dias. Esse é o período necessário para que ocorra o estoque da substância no organismo.

Qual é a quantidade ideal de creatina por dia?

A dose recomendada fica entre 3g e 5g do suplemento por dia. Esse volume varia de acordo com características como sexo, idade, peso corporal e objetivo. Por isso, é sempre válido consultar o seu nutricionista antes de começar a tomar.

Para acelerar os resultados, há quem aposte na chamada “saturação” durante o período inicial de ingestão da creatina. Funciona da seguinte forma:

  • Fase de saturação: nos primeiros 5 a 7 dias, toma-se cerca de 20g de creatina em doses divididas ao longo do dia. Depois, a dose diária passa a ser de manutenção – de 3 a 5g.

Por quanto tempo tomar creatina?

Não há um período fixo, mas a maioria das pessoas toma continuamente, ou seja, todos os dias sem previsão de terminar. Já outros preferem fazer ciclos – intercalando fases de ingestão e fases de pausa da creatina.

Assim, para entender qual é a melhor estratégia no seu caso, vale relembrar que é necessário contar com a ajuda de um profissional! Saiba mais.

Qual é a melhor forma de tomar creatina?

Por não ter gosto ou cheiro, a creatina pode ser consumida em diferentes momentos. Se for a versão em pó (existe o formato em cápsulas também), o ideal é misturá-la em alguma bebida, seja na água, no suco ou no shake. E sempre junto com alguma fonte de carboidrato (pão, banana, geleia…) para otimizar a sua absorção pelo organismo.

Muita gente coloca o pó puro na boca e engole com água, sem fazer a mistura em um copo. Mas é sempre melhor seguir a indicação do rótulo e dissolver antes.

Leia também: Afinal, posso tomar creatina sem treinar?

Existe contraindicação?

A creatina é considerada um suplemento seguro, sendo indicada inclusive para idosos. Apenas o uso em crianças, lactantes e gestantes não é aconselhável até que se obtenham evidências apropriadas sobre o assunto.

Alimentação e Movimento
Uma alimentação equilibrada pode potencializar os resultados do seu treino! Assine o Clube Vitat Cuida e garanta descontos exclusivos em consultas com nutricionistas, farmácias, exames laboratoriais e manipulados.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva