Ovular dói? Para algumas mulheres, sim. Saiba mais

Saúde
21 de Março, 2024
Ovular dói? Para algumas mulheres, sim. Saiba mais

Nem todo mundo sabe, mas algumas mulheres sentem dor na ovulação. Chamado de dor do meio ou mittelschmerz (traduzido para o alemão), esse desconforto pode variar de intensidade – desde pontadas leves a crises mais agudas – e durar poucos minutos ou alguns dias. Desconfia de que já tenha sofrido com a condição? Saiba mais a seguir:

O que é a dor na ovulação?

De acordo com o Dr André Vinícius, médico ginecologista, a dor do meio corresponde a um desconforto ou dor leve a moderada que algumas mulheres experimentam ao redor do período da ovulação.

“Ocorre aproximadamente na metade do ciclo menstrual, daí o nome. É importante notar que, enquanto algumas mulheres podem experimentar essa dor regularmente, outras podem nunca senti-la”, explica.

Principais sintomas da dor do meio

Geralmente, o incômodo atinge um dos lados do abdômen – isso porque depende do ovário que está liberando o óvulo naquele ciclo menstrual (a maioria das mulheres ovula um mês em cada lado, alternadamente).

“A intensidade e a duração da dor podem variar entre as mulheres; algumas podem sentir uma leve sensação de desconforto, enquanto outras podem experimentar dores agudas ou pontadas. A duração também varia, podendo durar algumas horas ou até mesmo um dia ou dois”, diz o médico.

Leia também: Indutor de ovulação: o que é e em quais casos ele é indicado?

O que causa a dor na ovulação?

Segundo o Dr André Vinícius, certos fatores geram o desconforto. “Durante o processo de ovulação, o folículo ovariano rompe para liberar o óvulo, o que pode causar dor. Além disso, esse rompimento pode liberar uma pequena quantidade de fluido ou sangue, que pode irritar o revestimento abdominal (peritônio) e também causar dor.”

Sensibilidade da paciente e quantidade de fluido liberado (que pode ser analisado por um exame de ultrassom) muitas vezes determinam o nível de incômodo que a pessoa vai experienciar.

Leia também: Celular com sensor de temperatura que detecta ovulação: recurso funciona?

Tratamento

“Embora a dor do meio geralmente não requeira tratamento médico específico, existem maneiras de aliviar o desconforto para aquelas que acham a dor particularmente incômoda”, diz o ginecologista. Por exemplo:

  • Medicamentos anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs): medicamentos como ibuprofeno podem ajudar a aliviar a dor;
  • Técnicas de relaxamento e calor: aplicar uma bolsa de água quente ou um pano aquecido na área afetada contribui para amenizar os incômodos;
  • Pílula anticoncepcional: para mulheres que não estão tentando engravidar e experienciam dor ovulatória intensa, o uso de métodos contraceptivos hormonais pode ajudar a suprimir a ovulação e, consequentemente, a dor associada a ela.

Fonte: Dr André Vinícius, médico ginecologista.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Por quanto tempo tomar glutamina
Alimentação Bem-estar Saúde

Por quanto tempo devo tomar glutamina?

Veja recomendações importantes sobre o consumo prolongado

Alimentação e hipertensão
Alimentação Bem-estar Saúde

Alimentação e hipertensão: o que priorizar e o que evitar?

O ideal é utilizar temperos naturais, como ervas e especiarias. Veja outras dicas

check-up ginecológico
Bem-estar Saúde

Check-up ginecológico: quais exames a mulher deve realizar anualmente?

A rotina de exames permite diagnóstico rápido para diversas doenças, ampliando as chances de um tratamento eficaz