Ciclo menstrual e atividades: o que é melhor fazer em cada período?

Saúde
15 de Março, 2024
Ciclo menstrual e atividades: o que é melhor fazer em cada período?

Todo mês é a mesma coisa: as mulheres enfrentam uma enxurrada de oscilações hormonais. Em alguns dias, a disposição está lá em cima. Dá vontade de fazer mil coisas e aproveitar cada segundo do tempo. No dia seguinte, ela vai embora e a vontade que dá é de nem levantar da cama. Esse é apenas um exemplo, mas a verdade é que ser mulher é viver numa verdadeira montanha-russa de emoções e sentimentos. E não, não é frescura. Existem diversas explicações que podem justificar tantas mudanças, mas a primeiríssima delas é o ciclo menstrual, que pode interferir na execução de diversas atividades da rotina. Por isso, veja agora o que acontece em cada período e saiba como lidar com cada fase.

Leia mais: Fases do ciclo menstrual: folicular, ovulatória ou lútea? Entenda cada uma

Ciclo menstrual e atividades: o que acontece em cada fase?

Em geral, o ciclo menstrual possui 28 dias. De acordo com a Dra. Maria Rosário, ginecologista, as mulheres passam por algumas mudanças em cada período:

  • Fase menstrual: durante o período menstrual, evite exercícios intensos. Assim, opte por atividades mais relaxantes. Por exemplo, pilates ou yoga. Além disso, foque na medicação e alimentos anti-inflamatórios para melhorar os sintomas. Por exemplo, couve, cogumelo, gengibre, cúrcuma, abacate, salmão e moringa.
  • Período fértil: melhor época para ter relação se está tentando engravidar.
  • Fase estrogênica: primeira fase do ciclo menstrual. Ocorre logo após a menstruação e é conhecida como a melhor fase do ciclo. Nesse período, a pele, cabelo e humor ficam melhores. Assim, recomenda-se focar em exercícios de intensidade alta, como aeróbicos. Além disso, aproveitar para focar em atividades que exigem um foco maior, como reuniões importantes.
  • Fase progestagênica: segunda fase do ciclo menstrual. Nesse período, é comum que a mulher tenha um humor mais ríspido, irritação e a temida tensão pré-menstrual (TPM). Então, foque em alimentação leve. Tente intensificar a prática de exercícios de alta intensidade, como a musculação. Evite, neste período, tomar decisões precisas e importantes.

Qual é a importância de entender o ciclo menstrual?

O ciclo menstrual vai além da sua relação com a gravidez: ele também tem relação com a saúde da mulher. Por isso, compreendê-lo é fundamental para que a mulher conheça melhor seu corpo e saiba como lidar com as mudanças que ocorrem nesses períodos.

Além disso, esse entendimento ajuda a detectar eventuais anomalias no processo. E isso é muito importante, uma vez que tais irregularidades podem indicar problemas de saúde como endometriose, tumor na hipófise ou, até mesmo, câncer. Ciclos irregulares, por exemplo, podem estar associados a problemas futuros para a mulher, como diabetes e doenças cardíacas.

Fonte: Dra. Mariana Rosário, ginecologista e mastologista.

Sobre o autor

Fernanda Lima
Jornalista e Subeditora da Vitat. Especialista em saúde

Leia também:

Bem-estar Saúde

Como ter mais saúde com a Vitat?

Cuidar mais da saúde é uma das principais metas que as pessoas definem para o próximo ano. Para isso, diversas ferramentas podem ajudar, como o aplicativo

foto de Anderson Leonardo, do Molejo
Saúde

Câncer inguinal: entenda a doença que matou Anderson Leonardo, cantor do Molejo

O cantor Anderson, vocalista do grupo Molejo, morreu nesta sexta-feira, aos 51. Ele estava internado desde o dia 24/03 e tratava um câncer inguinal.

Tipos de gordura
Alimentação Bem-estar Saúde

Tipos de gordura: quais você deve evitar e consumir?

A OMS recomenda que a alimentação diária contenha 30% de gorduras. Veja quais priorizar!