Moringa: superalimento tem 7 vezes mais vitamina C que a laranja

Alimentação Bem-estar
07 de Março, 2024
Moringa: superalimento tem 7 vezes mais vitamina C que a laranja

A Moringa, também conhecida como acácia-branca, árvore-rabanete-de-cavalo, cedro, moringueiro e quiabo-de-quina, é uma planta originária da Índia que se tornou popular por suas diversas propriedades nutricionais e medicinais. Ela pode ser consumida como alimento, na forma de pó, cápsulas, folhas frescas ou secas, e até mesmo em receitas culinárias. Dentre seus nutrientes, o que mais se destaca é a vitamina C. Isso porque a planta pode conter até sete vezes mais desse nutriente do que uma laranja. Por isso, é famosa prevenir danos oxidativos às células e protegê-las dos radicais livres.

Leia mais: Chá de canela: para que serve, benefícios e como preparar

Quais são os benefícios da moringa?

De acordo com o portal Medical News Today, a planta contém propriedades antivirais, anti-inflamatórias, antidepressivas e antifúngicas que melhoram a saúde. Por essa razão, é conhecida como “a árvore milagrosa” ou “árvore da vida”. Além disso, estima-se que seus usos vão desde a melhoria da saúde e da beleza até a prevenção e tratamento de doenças.

Ela é indicada também a atletas e pessoas com anemia dada a presença de cálcio, magnésio e ferro. Segundo o portal especializado em saúde, Healthline, 21 gramas de moringa fornecem 11% das necessidades diárias de ferro e 8% de magnésio.

A Universidade de Harvard destaca a importância de incorporar este tipo de proteína na dieta, citando vários motivos principais: por exemplo, ajuda a reduzir o risco de doenças cardíacas, contribui para a redução do colesterol “mau”, mantém o equilíbrio da pressão arterial e melhora a resistência à insulina. Além da menor probabilidade de desenvolver diabetes.

A vitamina C, uma das mais presentes na planta, colabora na síntese do colágeno, proteína necessária para retardar os sinais de envelhecimento precoce. Além disso, ajuda a manter a vitalidade das células da pele, protegê-las das toxinas que circulam no ar e dos fotodanos aos quais estamos permanentemente expostos. Esta vitamina também ajuda a produzir elastina, substância que dá elasticidade à pele e a mantém hidratada, brilhante e luminosa.

Formas de consumo

Você pode encontrar moringa no Brasil em diversos lugares, por exemplo:

  • Lojas de produtos naturais: A maioria das lojas de produtos naturais vende moringa em pó, cápsulas, folhas frescas ou secas.
  • Feiras livres: Nas feiras livres, você pode encontrar a planta fresca diretamente dos produtores locais.
  • Supermercados: Alguns supermercados já estão vendendo moringa em pó ou cápsulas.
  • Lojas online: Você também pode comprar moringa online em diversos sites, como Mercado Livre, Amazon, lojas de produtos naturais e sites especializados em moringa.

Ao escolher a moringa, é importante verificar se ela é de boa qualidade e se é proveniente de um local confiável. Aqui estão algumas dicas para escolher a moringa:

  • Procure por moringa orgânica: A moringa orgânica é livre de pesticidas e outros produtos químicos.
  • Verifique a cor da moringa: A moringa em pó deve ter uma cor verde vibrante.
  • Verifique o sabor: A moringa em pó deve ter um sabor ligeiramente amargo.
  • Procure por moringa de uma marca confiável: Pesquise a reputação da marca antes de comprar.

Embora o consumo deste alimento quase não apresente efeitos colaterais, há pessoas que devem estar atentas à sua incorporação. As gestantes estão na lista citada pelo portal Medical News Today, pois alguns dos compostos podem interferir no correto desenvolvimento do bebê. Por fim, não é recomendado o consumo desse alimento para quem toma medicamentos para diabetes ou hipertensão.

Referência: Embrapa.

Sobre o autor

Fernanda Lima
Jornalista e Subeditora da Vitat. Especialista em saúde

Leia também:

Por quanto tempo tomar glutamina
Alimentação Bem-estar Saúde

Por quanto tempo devo tomar glutamina?

Veja recomendações importantes sobre o consumo prolongado

mulher correndo ao ar livre em uma ponte em cima de um rio
Bem-estar Movimento

Quando aumentar a distância na corrida?

Sente que os treinos estão ficando cada vez mais fáceis de completar? Talvez seja a hora de aumentar a distância na corrida. Entenda

Alimentação e hipertensão
Alimentação Bem-estar Saúde

Alimentação e hipertensão: o que priorizar e o que evitar?

O ideal é utilizar temperos naturais, como ervas e especiarias. Veja outras dicas