Doce com nitrogênio líquido fere crianças na Indonésia
Uma nova tendência do TikTok tem gerado preocupação para as autoridades de saúde da Indonésia. Trata-se do chiki ngebul, doce de rua que leva nitrogênio líquido no preparo. A guloseima também é conhecida como “respiração de dragão” por liberar uma espécie de vapor na boca e no nariz, e já deixou mais de 20 crianças com queimaduras no estômago e intoxicação alimentar.
De acordo com o jornal The Guardian, o governo do país alertou a população sobre os perigos do uso do nitrogênio líquido na alimentação, uma vez que o ingrediente precisa evaporar antes de alguém ingeri-lo.
Assim, ao entrar em contato com a língua, ele gera a sensação de estar fumegando — o que deixou muita gente empolgada para gravar vídeos e postar nas redes sociais. Contudo, o ato pode trazer consequências nada agradáveis, que vão desde queimaduras e perfurações intestinais até morte, de acordo com o médico indonésio Bicky Budiman.
@dian_rudiana1 Chikbul (Chiki Ngebul) 😅😅#FacemojiAja #singaparna_tasikmalaya #weekendvibes ♬ NANTI _ FREDY _ REMIX BY ALI XD – Usay baraw [LM]
“Para alguns adolescentes, a experiência de coisas perigosas gera mais entusiasmo. Eles estão ansiosos para experimentá-lo. Isso é uma coisa perigosa”, afirma o especialista. Na plataforma, os vídeos de jovens rindo enquanto soltam fumaça da boca e do nariz faz sucesso no país.
Leia também: Usuários do TikTok estão fazendo água de alface para dormir. Funciona?
Doce com nitrogênio líquido: riscos
O diretor-geral do Ministério da Saúde da Indonésia também manifestou-se sobre a tendência. Maxi Rein Rondonuwu emitiu um comunicado alegando que a prática pode causar queimaduras na pele e graves crises respiratórias.
Cerca de 25 jovens sofreram ferimentos com a tendência, e dois precisaram ser internados. Mas há quem diga que o número é ainda maior.
Além disso, o órgão também ordenou às agências reguladoras que supervisionem os restaurantes que usam o nitrogênio líquido, informando aos consumidores como consumir a substância com mais responsabilidade para evitar efeitos colaterais.