Diuréticos naturais: Frutas e vegetais que ajudam a desinchar

Alimentação Bem-estar
06 de Maio, 2020
Diuréticos naturais: Frutas e vegetais que ajudam a desinchar

Alimentos diuréticos ajudam o corpo a se livrar do excesso de líquidos, principalmente água, e do sal, cujo principal efeito é inchaço no abdômen e nos membros inferiores. Assim, eles atuam estimulando os rins a liberar sódio na urina, proporcionando alívio da retenção de líquidos, pressão alta e outras condições. 

Vários fatores podem causar retenção líquida, incluindo alimentação rica em sódio, alterações hormonais e sedentarismo. Mas, a boa notícia é que algumas frutas, verduras e legumes ajudam o bom funcionamento dos rins, facilitando a filtragem realizada pelo órgão, limpando as toxinas do organismo através da urina. 

Tais alimentos são uma forma natural de desinchar. Consequentemente, diminuem medidas. Confira: 

Aspargos

Desde o tempo dos antigos gregos e romanos, os aspargos têm sido usados ​​por suas propriedades diuréticas. Os efeitos diuréticos do vegetal vêm do aminoácido asparagina e tem sido usado para tratar o inchaço, reumatismo e retenção de água pré-menstrual.

Beterraba

A beterraba é rica em potássio, o que ajuda a eliminar líquidos. A betanina, que dá cor às beterrabas, tem sido associada a níveis mais baixos de proteína C-reativa, tornando o legume um potente anti-inflamatório para o corpo. 

Repolho

A popular “dieta da sopa de repolho” fornece as propriedades diuréticas do repolho, juntamente com seu alto teor de fibra e água para promover a perda de peso. Além disso, repolho roxo também é um anti-inflamatório, pois contém antocianinas.

Aipo

Hipócrates, considerado o pai da medicina, recomendava o aipo (salsão) para eliminar o excesso de líquido. Agora os cientistas identificaram que os ftalídeos desse vegetal contribuem para o seu efeito diurético. Com isso, os níveis de ácido úrico no organismo são reduzidos pelos inibidores de COX-2 no aipo, o que o torna uma opção de tratamento ideal para o edema da gota, que resulta do excesso de cristais de ácido úrico que se acumulam nas articulações.

Cranberry

Os nativos americanos identificaram os efeitos diuréticos dos cranberries, usando-os para tratar uma série de condições, incluindo o escorbuto, que eles acreditavam ter sido causado pelo excesso de sal. Portanto, o suco de cranberry tem sido usado por mulheres em todo o mundo para prevenir e tratar infecções do trato urinário e outros distúrbios da bexiga. Da mesma forma, a fruta é especialmente benéfica para a remoção de líquidos sem eliminar o potássio.

Leia também: 7 benefícios do cranberry

Pepino

Pepinos têm enxofre e silício que aumentam a micção, estimulando os rins a remover o ácido úrico. Fonte de água e potássio e com baixo teor de sódio, esse legume também inibe a produção de ácido nítrico e enzimas inflamatórias, reduzindo assim o inchaço.

Leia também: 7 razões para comer (mais) pepino

Alho

A mesma substância química à base de enxofre que dá ao alho seu cheiro característico, a alicina, também lhe confere propriedades medicinais. O periódico americano International Journal of Pharmaceutical Sciences and Research descobriu que o alho é eficaz como diurético. Da mesma maneira, funciona como um potente antioxidante e contribui para a degradação das gorduras.

Salsa

Especialmente como chá ou suco, é um remédio tradicional para a retenção de água. Assim, a salsa reduz a reabsorção de sais de sódio e potássio no rim. Isso causa aumento do volume de urina, o que ajuda a reduzir o inchaço.

Melancia

A melancia, com 92% de teor de água e altos níveis de potássio, também possui propriedades diuréticas. Além disso, contém o aminoácido citrulina, que relaxa os vasos sanguíneos e evita a infiltração de líquidos no tecido, reduzindo a retenção de água.

Leia também: 10 alimentos ricos em fibras

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva