Dieta para refluxo: alimentos que melhoram a condição

Alimentação Bem-estar
09 de Agosto, 2023
Dieta para refluxo: alimentos que melhoram a condição

O refluxo gastroesofágico é um problema comum que incomoda muita gente. Entretanto, há alguns alimentos que podem controlar os sintomas. Ou seja, a dieta para refluxo é uma excelente aliada contra a doença. A seguir, saiba mais sobre a condição e os alimentos que não podem faltar no tratamento. 

Veja também: Chá para refluxo: quais são, benefícios e como preparar

O que é o refluxo gastroesofágico?

Resumidamente, o refluxo é o retorno dos ácidos do estômago para o esôfago, que lesionam o tecido do órgão. Como resultado, surge a queimação na região estomacal ou da caixa torácica — a famosa azia. Acompanhado desse desconforto, vem o gosto amargo na boca ou na parte baixa da garganta, vindo dos líquidos do estômago. 

Vez ou outra, isso pode acontecer quando comemos algo muito gorduroso, que o organismo tem dificuldades para digerir. Mas, se os episódios são recorrentes e intensos, com inchaço, fortes dores abdominais e vômitos, pode ser um sinal de doença do refluxo gastroesofágico (ou DRGE).

Inflamações constantes na parede do esôfago indicam que o músculo e o esfíncter esofágico inferior não estão funcionando de maneira correta.

O que fazer?

Antes de mais nada, é importante buscar auxílio de um médico gastroenterologista, a fim de diagnosticar o quadro. Muitas pessoas demoram para procurar um profissional e podem conviver com os sintomas por meses e até anos, o que não é nada bom para a saúde. Afinal, a inflamação crônica pode levar a condições mais graves, como úlceras.

Na presença do refluxo, uma das recomendações médicas é mudar a dieta e dispensar certos alimentos que favorecem o inconveniente, assim como incluir opções que amenizam a situação. 

Dieta para refluxo: o que evitar e o que colocar no prato

Alimentos que agravam os sintomas

Opções fritas: refeições e alimentos com muita gordura, sobretudo os fritos, atrasam o esvaziamento estomacal, o que contribui para o refluxo. 

Alimentos e ingredientes picantes ou ácidos: pimenta e condimentos similares, abacaxi, limão e laranja são exemplos que favorecem o refluxo, pois incentivam a produção de ácido gástrico. Portanto, retire-os do cardápio ou reduza bastante o consumo.

Produtos industrializados: refrigerantes, fast-food e congelados contêm substâncias que podem irritar o tecido estomacal e afetar a produção dos ácidos. 

Bebidas alcoólicas: o álcool tem alto poder inflamatório sobre o organismo e as mucosas. 

Fontes de cafeína: cafés, energéticos, chá verde, chá preto… Todos atuam no relaxamento do esfíncter esofágico inferior, estimulando a fabricação de líquido estomacal ácido. 

O que consumir

Frutas: são as principais fornecedoras de fibras, que ajudam a digestão. No entanto, é importante escolher aquelas com menos acidez. Algumas opções: mamão, banana, maçã e goiaba.

Leguminosas: são alimentos altamente nutritivos e igualmente ricos em fibras. Exemplos: grão-de-bico, lentilha, feijões, ervilha e edamame. 

Folhas verdes: são fáceis de serem digeridas e ainda contêm poucas calorias. As melhores folhas verdes são: couve, espinafre, alface, escarola e agrião.

Oleaginosas: são o grupo de alimentos formado por sementes e grãos ricos em óleos benéficos para a saúde, como o ômega-3, uma gordura boa. Assim, alguns alimentos que  se enquadram nessa categoria — e ótimos para quem tem refluxo, são: chia, castanha-do-Pará, pistache, macadâmia e nozes. 

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

mulher na academia fazendo elevação pélvica no banco
Bem-estar Movimento

Elevação pélvica com a barra ou na máquina: qual é melhor?

Exercício é um dos queridinhos quando o assunto é fortalecer os glúteos. Mas qual variação é melhor: elevação pélvica com a barra ou na máquina?

óleo de coco emagrece?
Alimentação Bem-estar

Óleo de coco emagrece?

Extraído do fruto maduro, o óleo de coco virou febre principalmente por sua fama de que emagrece. Mas será que ele tem esse poder?

foto de um prato com minestrone
Alimentação Bem-estar Receitas

Como fazer a sopa típica de um dos lugares mais longevos do mundo

Minestrone é uma sopa típica da Itália que leva diferentes vegetais e arroz ou macarrão. Veja como fazer o prato que esbanja nutrientes