Dieta para hepatite: como deve ser a alimentação durante o tratamento?

Alimentação Bem-estar Saúde
07 de Julho, 2022
Dieta para hepatite: como deve ser a alimentação durante o tratamento?

Instituído em 2010 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), Julho Amarelo é uma campanha que busca conscientizar a população na luta contra as hepatites virais. As condições dizem respeito a doenças infecciosas que levam à inflamação do fígado e, por isso, cuidar bem do corpo durante o tratamento é essencial para que ele consiga se recuperar de maneira eficaz. Desse modo, também é preciso ficar de olho na dieta para hepatite. Saiba mais:

Hepatite: sintomas

Primeiramente, para entender como deve funcionar a dieta para hepatite, vale conhecer um pouco mais sobre a doença.

​“A maioria dos casos é assintomática, ou seja, pode passar despercebida de sintomas. Ou, então, há manifestações leves e inespecíficas, como febre baixa e indisposição, que geralmente se resolvem de forma rápida e espontânea, sem fazer com que o indivíduo sinta a necessidade de buscar o atendimento médico”, explica a gastroenterologista Dra Andreia Evangelista.

Contudo, em situações mais raras, a pessoa pode desenvolver sintomas mais intensos, como icterícia (coloração amarelada nos olhos e na pele), perda de apetite, fraqueza, mal-estar e dor abdominal.

“Apesar desses pacientes geralmente necessitarem de ajuda profissional, é importante destacar que apenas uma pequena parcela evolui para quadros mais graves, em que há até mesmo a necessidade de transplante.”

Leia também: Hepatite crônica: Entenda o que é, causas e tratamentos

Principais causas

​Entre as principais causas, estão os vírus hepatotrópicos denominados por letras como A, B e C. Já as formas de transmissão variam. A hepatite A, por exemplo, pode ocorrer por meio de alimentos contaminados (principalmente frutas, verduras, frutos do mar e água), além de existirem casos de contaminação pelo ato sexual.

Por outro lado, as hepatites B e C são transmitidas, principalmente, através do contato com sangue contaminado. Por fim, há também a transmissão vertical, que ocorre em qualquer momento da gestação, do parto ou da amamentação; e o surgimento de hepatites por toxicidade (ingestão compulsiva de álcool, por exemplo) ou até mesmo pelo acúmulo de gordura visceral.

Leia também: Hepatite fulminante: O que é, sintomas, causas e tratamento

Dieta para hepatite

É importante lembrar que nenhuma dieta específica é capaz de curar uma hepatite viral. Contudo, a alimentação como um todo contribui muito para o alívio dos sintomas e para deixar o nosso sistema de defesa mais forte.

“O ideal é que o indivíduo repouse, se hidrate bastante (especialmente se apresentou vômitos) e faça a ingestão de alimentos leves. Ademais, a alimentação precisa ser preparada com bastante higiene”, diz a especialista.

Além disso, o médico nutrólogo Dr Tasso Carvalho complementa que a alimentação tem relação direta com a inflamação sistêmica do corpo. Por isso, vale também evitar alimentos que contribuam para esse processo, como os ricos em gorduras e os industrializados.

Afinal, durante a hepatite, há uma menor produção de sais biliares e uma inflamação do fígado, e consumir tais alimentos pode causar ou piorar a dor e a diarreia. “Recomenda-se dar preferência a proteínas magras, frutas, verduras e legumes”, finaliza o profissional.

Fontes:

  • Dra Andreia Evangelista, médica gastroenterologista e professora substituta da faculdade de medicina da UFRJ. Além disso, é médica do HUCFF-UFRJ e hepatologista do Centro Avançado Hepatobiliar do Hospital São Vicente de Paulo, RJ;
  • Dr Tasso Carvalho, médico nutrólogo e criador da Integrative Academy, uma plataforma onde já ministrou 13 cursos que abordam o reequilíbrio fisiológico através das terapias de homeostase hormonal, da base da fisiologia à terapêutica.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

lata de leite condensado cozida aberta com abridor
Bem-estar Casa

Doce de leite na air fryer dá certo? Pode explodir?

Uma receita de doce de leite na air fryer viralizou recentemente no TikTok. Mas será que realmente dá certo? Confira

foto de folhas de citronela em uma bandeja de bambu
Bem-estar Casa Saúde

Planta citronela espanta mosquito da dengue?

A planta possui um óleo essencial desagradável para alguns insetos. Contudo, a citronela não deve ser a única estratégia para espantar o mosquito da dengue

ovo ajuda no ganho de massa
Alimentação Bem-estar

Aumentar o consumo de ovos ajuda no ganho de massa muscular?

Um adulto deve ingerir cerca de 1 a 3 ovos por dia, mas recomendação pode mudar dependendo individuais