Dieta para candidíase: Alimentos que combatem a infecção
A candidíase é uma infecção causada pelo crescimento excessivo do fungo Candida Albicans na região genital. Embora a condição possa afetar qualquer pessoa, os episódios são mais comuns em mulheres. Principalmente se o sistema imunológico estiver enfraquecido ou houver um desequilíbrio no organismo após uso de medicamentos. Mas, a boa notícia é que existem alimentos que combatem a candidíase. Ou seja, a dieta para candidíase é aliada para diminuir a infecção.
Corrimento branco, coceira e irritação local são os principais sintomas. Além disso, o fungo também pode se manifestar em outros locais do corpo, como a boca e o intestino. Mas, a melhor forma de confirmar o diagnóstico é com avaliação de um ginecologista ou urologista, no caso dos homens.
Pomadas e medicamentos orais são indicados como base do tratamento para conter a proliferação exagerada. Mas, para aliviar o incômodo e evitar que os episódios aconteçam em repetição, é preciso adaptar a dieta e restringir alguns ingredientes.
Dessa maneira, a Candida Albicans precisa de um ambiente ácido para se reproduzir. Então, o primeiro passo é descartar doces, carboidratos simples, gorduras e proteínas animais. Por outro lado, o cardápio deve focar em alimentos que ajudem a fortalecer o sistema imunológico, o PH vaginal e a flora intestinal.
Dieta para candidíase: Alimentos que combatem a infecção
Saúde do intestino
Frutas, legumes e sementes contribuem positivamente na microbiota. Já o iogurte natural, kefir e levedura de cerveja possuem bactérias boas para o consumo e ajudam no reforço da imunidade. Além disso, o uso de probióticos por suplementação oral é indicado como complemento do tratamento.
Alimentos anti-inflamatórios
O ômega-3, um ácido graxo poli-insaturado, é importante para combater a inflamação: sementes (chia, linhaça, abóbora), peixes (atum, salmão, truta), cebola, alho, própolis.
Ervas antifúngicas
Os chás são grandes aliados no combate ao fungo: alecrim, orégano e tomilho.
Dieta para candidíase: Alimentos que você deve evitar para combater a infecção
Açúcar; bolo; biscoito; arroz branco; massa; pizza; embutidos; comida congelada; refrigerante; suco de caixinha e bebida alcoólica.
Leia também: Endometriose: Como a alimentação pode aliviar os sintomas