Dieta militar promete menos 5 quilos em 3 dias

Alimentação Bem-estar
09 de Setembro, 2019
Dieta militar promete menos 5 quilos em 3 dias

Dietas restritivas e cheias de regras estão sempre aparecendo, e fica até difícil acompanhar qual é o plano alimentar da vez. Mas, o ressurgimento de uma estranha moda nutricional de 2015 tem chamado atenção, a dieta militar. Essa é uma metodologia de três dias que promete aos seguidores cinco quilos a menos na balança. Graças a uma variedade aleatória de alimentos, incluindo sorvetes, torradas e salsichas.

Confira o que você precisa saber sobre a dieta militar e se é realmente saudável para o corpo. 

Por que é chamada de dieta militar?

Apesar do nome, a dieta militar não tem nenhuma origem militar legítima. Contudo, ela começou como um boato de que foi implementada para ajudar soldados a entrar em forma rapidamente.

Assim, a dieta militar é semelhante a outros planos de dieta de três dias seguidos, e alega promover a perda de peso em um curto período de tempo. No geral, ela é uma metodologia de baixa ingestão calórica, considerando que os seguidores são incentivados a consumir 1.400 calorias no primeiro dia, 1.200 no segundo e 1.100 calorias no terceiro dia.

Dessa forma, os alimentos na dieta são “quimicamente compatíveis”, supostamente trabalhando juntos para promover a rápida perda de peso. Porém, sua lista de ingredientes permitidos não se parece em nada com os demais regimes que estamos acostumados a ver.  Veja o detalhamento das refeições da dieta: 

Leia também: Dieta Optavia: O que é e como funciona

Dia 1

Café da manhã

1/2 laranja, uma fatia de pão/torrada com duas colheres de sopa de manteiga de amendoim ou amêndoa e uma xícara de café.

Almoço

Uma fatia de pão ou torrada, 1/2 lata de atum e uma xícara de café.

Jantar

Um filé qualquer carne (do tamanho de uma carta de baralho), uma xícara de feijão, uma maçã pequena, 1/2 banana e uma xícara de sorvete.

Dia 2

Café da manhã

Um ovo cozido, uma fatia de pão ou torrada, 1/2 banana.

Almoço

Uma xícara de queijo cottage, um ovo cozido, cinco bolachas salgadas.

Jantar

Duas salsichas, uma xícara de brócolis, 1/2 xícara de cenoura, 1/2 banana, uma xícara de sorvete.

Dia 3

Café da manhã

Uma fatia de queijo cheddar, uma maçã pequena, cinco bolachas salgadas.

Almoço

Um ovo cozido, uma fatia de pão ou torrada.

Jantar

Uma xícara de atum, 1/2 banana, uma xícara de sorvete.

Leia também: Emagrecer: 28 dicas para perder peso rápido com saúde

Os líquidos também são restritos à dieta, e a água e os chás de ervas são as únicas bebidas liberadas. Não há problema em tomar café. Entretanto, açúcar, cremes e adoçantes estão proibidos. 

Descubra seu peso ideal. É grátis! Saiba se seu peso atual e sua meta de peso são saudáveis com Tecnonutri.
cm Ex. 163 kg Ex. 78,6

A dieta militar é saudável? 

Embora a dieta forneça alimentos de diferentes grupos de alimentos, não é suficiente para uma nutrição diária completa. Especialmente porque itens com alto teor calórico e com baixo teor de nutrientes, como salsicha e sorvete fazem parte do cardápio. Além disso, devido à falta de quantidades adequadas de grãos integrais, vegetais, laticínios e proteínas, você não poderá atender às suas necessidades nutricionais nesses três dias. 

Limitar a ingestão diária de frutas e legumes significa que você provavelmente não está recebendo a quantidade de fibras, vitaminas antioxidantes A e C, potássio e fitonutrientes essenciais. Consequentemente, é provável que você também tenha baixos níveis de vitamina D, cálcio e potássio.

Porém, se você está se perguntando sobre a perda de peso, sim, você pode emagrecer com a dieta militar se estiver acostumado a comer milhares de calorias por dia (como qualquer dieta que restrinja sua ingestão de calorias). No entanto, é provável que você volte aos seus velhos hábitos alimentares e recupere o peso assim que sair da dieta, o que pode criar um ciclo vicioso.

Por fim, como todas as dietas radicais, a dieta militar tem apenas um impacto a curto prazo, em vez de ensinar hábitos alimentares positivos que podem ser sustentados por uma vida longa e saudável.

Leia também: Dieta pescetariana: O que é, como fazer e benefícios

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Dia dos Pais fondue saudável
Alimentação Bem-estar Receitas

Fondue saudável: confira algumas substituições mais equilibradas!

Quando as temperaturas caem, uma noite de fondue é uma excelente pedida

chocolate quente fit
Alimentação Bem-estar

Chocolate quente fit é opção saudável para festa junina. Veja receitas!

Nessa época, algumas comidas ganham protagonismo, como caldos, bebidinhas quentes e doces típicos. Veja como fazer um chocolate quente fit!

Por quanto tempo devo tomar ômega
Alimentação Bem-estar

Por quanto tempo devo tomar Ômega 3?

Muitas pessoas se perguntam: Por quanto tempo devo tomar ômega 3? Veja recomendações importantes sobre o consumo prolongado