Dieta rica em frutas e vegetais reduz risco de doenças cardiovasculares
Ter uma dieta rica em frutas e vegetais é uma maneira excelente de manter a saúde em dia e um ótimo jeito de fortalecer a imunidade, manter o intestino regulado, a saúde do coração protegida, entre outros benefícios. Em especial, um recente estudo confirmou que manter esse estilo alimentar por um período de dois meses já reduz o risco de desenvolver doenças cardiovasculares.
Basicamente, o estudo foi desenvolvido por cientistas da Universidade de Medicina John Hopkins e da Universidade e Centro Médico de Massachusetts, ambas nos Estados Unidos. A princípio, buscaram entender a relação da alimentação com a saúde cardiovascular. Mais especificamente, eles levaram em consideração a dieta conhecida como DASH, que tem como objetivo maior reduzir o risco de hipertensão (pressão arterial elevada).
Leia mais: Dieta Dash: Alimentos que emagrecem e barram a hipertensão
Doenças cardiovasculares x dieta DASH
A dieta DASH (Dietary Approaches to Stop Hypertension) – ou, em uma tradução livre, dieta para barrar a hipertensão, propõe o baixo consumo de sódio, açúcares e de gordura saturada, encontrada em frituras, carnes vermelhas e industrializados. O cardápio surgiu a partir de um estudo realizado em universidades dos Estados Unidos e avaliou o efeito da restrição alimentar sobre a pressão arterial. Em resumo, essa é uma alimentação baseada principalmente no consumo de frutas e vegetais.
Leia também: Como os alimentos processados afetam o coração
Frutas e vegetais x hipertensão e colesterol alto
O estudo feito por cientistas estadunidenses teve como conclusão que, ao seguir uma dieta DASH por ao menos 8 semanas é possível observar significante melhora na saúde do coração. Portanto, manter uma alimentação majoritariamente baseada em frutas e vegetais promove a redução da pressão arterial, bem como a redução do nível de colesterol.
Leia mais: Dieta rica em frutas e vegetais pode reduzir o risco de Alzheimer