Dieta do café: Como usar café na dieta para perder peso

Alimentação Bem-estar
16 de Dezembro, 2019
Dieta do café: Como usar café na dieta para perder peso

O café se tornou o componente central de um plano de perda de peso que ficou conhecido como dieta do café. A metodologia, baseada no livro americano de 2017 A Dieta do Amante do Café, do médico Bob Arnot, envolve usar café na dieta. Como? Bebendo no mínimo três xícaras da bebida diariamente.

Assim, o criador da dieta inclui muitas pesquisas no livro sobre a capacidade do café de conter o apetite, reduzir a absorção de gordura, aumentar o metabolismo, melhorar a circulação e queimar gordura. Alguns dos benefícios que o Dr. Arnot promove estão relacionados à cafeína, enquanto outros são válidos para o café comum ou descafeinado. No entanto, ele recomenda ignorar o açúcar e o leite, especialmente porque o último reduz a absorção de polifenóis.

Os polifenóis do café estão associados a um risco reduzido de várias doenças, incluindo diabetes tipo 2 e certos tipos de câncer.

Dessa maneira, ele recomenda seleções de café de regiões de alta altitude com solo vulcânico rico próximo à linha do Equador, que produzem mais antioxidantes. Com isso, Etiópia, Quênia, Colômbia e Brasil estão no topo.

Como funciona o café na dieta

Além dos três copos diários, o restante da dieta do café é semelhante a outros regimes de emagrecimento. Envolve evitar carboidratos refinados e alimentos processados, seguindo muitos princípios da dieta mediterrânea, com uma ingestão calórica de cerca de 1.500 por dia. Também, o livro inclui receitas.

Leia também: Dieta mediterrânea: Saiba como fazer e os benefícios para a saúde

Café emagrece?

Então, o café é realmente a solução para perder peso? Devido aos benefícios mencionados, que são apoiados por pesquisas, ele pode ajudar. No entanto, é importante ressaltar alguns pontos. 

Primeiro, beber café ao longo do dia – sem levar em consideração o resto da dieta – provavelmente não produzirá resultados. Simplesmente substituir refeições e lanches saudáveis ​​com café preto pode se tornar uma forma de restrição que priva o corpo de nutrientes, além da diminuição da energia física e mental. Em outras palavras, não é apenas o café em si, mas o equilíbrio do padrão alimentar geral que é fundamental para a perda de peso.

Além disso, para algumas pessoas, o café pode provocar irritação digestiva, incluindo azia e dores de estômago. O excesso de cafeína também pode aumentar a pressão arterial, causar ansiedade, batimentos cardíacos acelerados, fadiga rebote, desidratação e interferir no sono.

Conclusão: o café é bom, mas não é uma bala mágica. Também, quando consumido em excesso, pode levar a efeitos colaterais indesejados. Assim, quem está tentando emagrecer, deve seguir uma alimentação saudável, ser ativo, dormir o suficiente e gerenciar o estresse.

Leia também: Dieta termogênica: O que, como fazer e cardápio

Descubra seu peso ideal. É grátis! Saiba se seu peso atual e sua meta de peso são saudáveis com Tecnonutri.
cm Ex. 163 kg Ex. 78,6

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Chás pré e pós-treino
Alimentação Bem-estar

Chás pré e pós-treino: veja as melhores opções

O chá é a segunda bebida mais consumida mundialmente, depois da água, sendo o Brasil um dos maiores consumidores. De acordo com um balanço da Euromonitor

Lapsos de memória
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Lapsos de memória: 8 principais fatores e como evitá-los

Rotina sobrecarregada, estresse e noites maldormidas são algumas das causas

Quando mudar a rotina de skincare
Beleza Bem-estar

Rotina de skincare: quando mudar os produtos? Dermatologista explica

Segundo a dermatologista, apesar da percepção, a pele continua se beneficiando da rotina