Dieta do arroz: O que é, como funciona e benefícios
A dieta do arroz é uma dieta rica em carboidratos, com alto teor de gordura e baixo teor de sódio. Foi originalmente desenvolvido por Walter Kepmner, MD, médico da Duke University, nos Estados Unidos, em 1939.
Porém, a metodologia recuperou a popularidade recentemente, depois que Kitty Gurkin Rosati, nutricionista registrada especializada em prevenção de obesidade, doenças cardíacas e outras doenças crônicas, republicou o programa em seu livro, “The Rice Diet Solution”.
Como funciona
Segundo o livro oficial, a dieta funciona focando na limitação de sal e alimentos ricos em sódio. Assim, isso ajudará o corpo a desinchar e perder o excesso de peso da água. Em combinação com a ingestão de alimentos com baixo teor de sódio, a dieta também limita as gorduras saturadas.
Em vez disso, usa alimentos ricos em fibras para promover saciedade e carboidratos, como frutas, legumes, grãos e feijões, como a principal fonte de nutrição. Também limita quase todos os laticínios.
O plano também segue um limite de calorias. Inicialmente, recomenda começar com um nível calórico mais baixo, em seguida, acumular entre 1.200 e 1.500 por dia.
Quem segue o plano de dieta apresentado no livro encontra três frases que ensinam o controle das porções e como equilibrar os alimentos, para que você tenha a liberdade de comer o que quiser com moderação.
E, como a maioria dos programas de controle de peso, a dieta se concentra nas mudanças de estilo de vida, como manter um diário alimentar e explorar o relacionamento com a comida, o corpo e a autoconsciência.
Leia também: Arroz vermelho: Conheça os benefícios do alimento
A dieta do arroz é eficaz?
Em geral, seguir qualquer tipo de plano de refeições que reduza calorias e se concentre em vegetais e proteínas magras será eficaz para ajudar a perder peso. No entanto, também é importante garantir que também esteja comendo calorias suficientes. Dependendo do metabolismo e níveis de exercício e atividade, comer poucas calorias pode realmente ter o efeito oposto na perda de peso.
O benefício dessa dieta é que ela pode ajudar a aprender a controlar as porções e a começar a comer mais frutas e vegetais frescos. Esse tipo de metodologia também pode ser muito útil para quem tem um problema cardíaco que exige uma dieta pobre em sódio e gordura.
Portanto, um dos maiores benefícios da dieta do arroz é que ela desafia a ideia de que os carboidratos são uma coisa ruim. Muitas dietas e planos de saúde se concentram em comer alimentos e refeições com baixo teor de carboidratos. Eles promovem a ideia de que carboidratos = mal. Mas, isso não é de todo verdade. Nosso corpo precisa de carboidratos para funcionar eficientemente. Nosso cérebro precisa de glicose para usar como combustível. Os carboidratos são amigos, não inimigos.
Assim, a chave para comer carboidratos, é claro, é comer o tipo certo de carboidratos na porção certa, que é o que essa dieta promove. A dieta do arroz concentra-se em carboidratos complexos, como arroz (sem surpresa), batata-doce ou aveia, em oposição a carboidratos simples, como biscoitos e bolo.
Cortar drasticamente os carboidratos pode levar a fadiga, névoa cerebral e fome – mas essa dieta evita esses sintomas, mantendo o corpo abastecido com carboidratos complexos. Além disso, essa dieta incentiva muitos vegetais, que são considerados ótimos carboidratos, ricos em nutrientes.
Arroz integral ou branco?
É possível comer arroz branco ou integral na dieta – desde que o arroz não tenha adição de sal ou gordura. A dieta original do arroz exige o uso de arroz branco. Na época, era mais fácil de tornar e mais acessível.
No entanto, o arroz integral é mais popular e acessível hoje. Também não é processado e é um grão inteiro com mais valor de fibra e nutrientes do que o arroz branco. Portanto, se você está se comprometendo a comer alimentos completamente não processados, considere o arroz integral.
Assim, se estiver interessado em experimentar o método da dieta do arroz, converse com seu médico antes de fazer alterações drásticas em sua dieta, especialmente se você tiver alguma condição médica que afete seus níveis de sódio.
Por fim, lembre-se de que não existe uma “dieta” para perda de peso. Em vez disso, incorpore mudanças no estilo de vida que podem ajudá-lo a manter um peso saudável.