Arroz selvagem: O que é e benefícios do alimentos

Alimentação Bem-estar
10 de Fevereiro, 2020
Arroz selvagem: O que é e benefícios do alimentos

O arroz selvagem não se parece muito com o arroz branco que costumamos consumir no dia a dia, mas certamente é rico em várias propriedades saudáveis. Na verdade, ele é chamado de “arroz”, mas não é bem um grão, mas sim uma forma de grama aquática de cor preta, chamada de Zizania.

É uma boa fonte de proteína vegetal e é livre de glúten. Não só, é pouco calórico, pouco gorduroso e rico em fibras, vitaminas e minerais. Entre suas propriedades, vale destacar sua abundância de vitaminas do complexo B e, quanto aos minerais, potássio e fósforo são maioria. 

Benefícios do arroz selvagem

Devido à trabalhosa produção em ambientes semi-aquáticos, seu preço costuma ser mais elevado. Entretanto, seus benefícios para a saúde são também muito valiosos. 

Melhora do funcionamento intestinal 

Fonte de fibras, ajuda no funcionamento intestinal e, portanto, auxilia no emagrecimento. Dessa forma, evita a constipação e ajuda na eliminação de toxinas do corpo, por isso, beneficia também a saúde e aparência da pele. 

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Fortalece os ossos e os músculos

Fonte de proteína e rico em sais minerais essenciais, o arroz selvagem ajuda a fortalecer os ossos, dentes e a beleza do cabelo e da pele. Além disso, beneficia o ganho de massa magra (hipertrofia), visto que é uma boa fonte de proteínas. Não só, as proteínas são nutrientes de digestão lenta, o que pode contribuir para prolongar a sensação de saciedade, portanto, facilitam a perda de peso.

Protege a saúde do coração 

Não só, sua abundância em fibras e proteínas também beneficia o coração, de modo que protege o órgão vital. Sendo assim, sua riqueza de fibras contribui para o controle do nível de colesterol mau (LDL) no corpo, o que evita a ocorrência de doenças cardiovasculares. 

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Como consumir o arroz selvagem

Risoto de arroz selvagem com camarão

Pode facilmente substituir o arroz branco, mais comum no Brasil, em várias receitas. Também, pode ser usado no preparo de risotos, sopas e saladas. 

Cuidados no consumo

A princípio, não há contraindicações quanto ao seu consumo. Ainda, é altamente recomendado para mulheres grávidas, visto que é rico em vitamina B6 (ácido fólico), que fortalece a saúde do bebê.

Também, pode ser consumido por pessoas com diabetes, pois possui baixo índice glicêmico e ajuda a controlar o açúcar no organismo. 

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Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

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