Dieta do algodão: Os perigos dessa febre da internet

Alimentação Bem-estar
11 de Fevereiro, 2020
Dieta do algodão: Os perigos dessa febre da internet

Ao longo dos anos, as pessoas tentaram e seguem tentando coisas malucas em nome da perda de peso. A dieta do algodão é a mais recente e perigosa “tendência”. Assim, aqueles que buscam diminuir os ponteiros da balança comem bolas de algodão embebidas em suco para reduzir o apetite e diminuir a ingestão diária de calorias. Mas, ingerir bolas de algodão é potencialmente mortal.

A tendência surgiu na indústria fashion, em que as mulheres são encorajadas a permanecer perigosamente magras em nome da moda. Depois, se espalhou pela internet. Com isso, comer bolas de algodão aromatizadas com suco pode ajudá-las a se sentirem cheias sem consumir alimentos. Porém, essa não é apenas uma abordagem de perda de peso ruim, mas potencialmente mortal.

A dieta do algodão como um distúrbio alimentar

Comer bolas de algodão – ou qualquer item não alimentar – em um esforço para perder peso não é uma dieta. É um distúrbio alimentar. Portanto, assim como distúrbios alimentares, como bulimia, anorexia e compulsão alimentar, a dieta do algodão vem com sérios riscos à saúde.

Os distúrbios alimentares geralmente decorrem da insatisfação corporal. Quase metade das pessoas tratadas por distúrbios também convive com transtornos do humor, como a depressão. Em outras palavras, quem usa abordagens como a dieta do algodão pode estar lidando com algumas condições de saúde mental.

Leia também: Melhores ervas para quem quer emagrecer

Complicações fatais da dieta do algodão

Dietas extremas vêm sempre acompanhadas de riscos, e a dieta do algodão não é exceção. Aqui estão algumas maneiras pelas quais essa metodologia pode causar danos.

Obstrução intestinal

O corpo não pode digerir bolinhas de algodão. Assim, elas podem se misturar com muco e outras partículas de alimentos, criando uma massa conhecida como bezoar. Portanto, quando algo não pode ser digerido, pode obstruir o trato digestivo. Os sinais iniciais de uma obstrução incluem:

  • Náusea
  • Cólicas
  • Diarreia
  • Prisão de ventre
  • Distensão abdominal (inchaço)
  • Dor abdominal. 

Uma obstrução intestinal impede a passagem de alimentos e líquidos. Por isso, se não for tratado, pode levar à morte de tecidos e infecções saudáveis. Uma obstrução intestinal é uma emergência médica. Portanto, bezoares devem ser removidos cirurgicamente.

Anorexia nervosa

Um distúrbio alimentar e psicológico, a anorexia nervosa envolve um medo extremo de ganhar peso. Pessoas com anorexia vão a extremos potencialmente mortais para emagrecer. Segundo o Instituto Norte-americano de Saúde, a taxa de mortalidade por anorexia é de 10%. Geralmente é causada por insuficiência cardíaca ou por outro órgão.

Desnutrição

A desnutrição ocorre quando o corpo é incapaz de obter os nutrientes necessários para a sobrevivência. Por isso, a desnutrição a longo prazo, como a que pode ocorrer com uma alimentação desordenada, pode levar ao aumento do risco de infecção e até a morte.

Leia também: Chá de canela: Como a bebida ajuda a emagrecer

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Por quanto tempo devo tomar ômega
Alimentação Bem-estar

Por quanto tempo devo tomar Ômega 3?

Muitas pessoas se perguntam: Por quanto tempo devo tomar ômega 3? Veja recomendações importantes sobre o consumo prolongado

Por quanto tempo devo tomar vitamina C
Alimentação Bem-estar Saúde

Por quanto tempo devo tomar vitamina C?

Aliada a imunidade e a beleza, a vitamina C está ligada a uma série de benefícios para a saúde. Veja recomendações sobre o consumo prolongado

ator Cauã Reymond segurando um garfo e uma faca e usando um babador
Alimentação Bem-estar

Cauã Reymond mostra jantar saudável com sopa, frango e legumes

Ator compartilhou em suas redes socais o que comeu na noite de Dia dos Namorados (12/06). Confira o jantar de Cauã Reymond