Dieta do algodão: Os perigos dessa febre da internet

Alimentação Bem-estar
11 de Fevereiro, 2020
Dieta do algodão: Os perigos dessa febre da internet

Ao longo dos anos, as pessoas tentaram e seguem tentando coisas malucas em nome da perda de peso. A dieta do algodão é a mais recente e perigosa “tendência”. Assim, aqueles que buscam diminuir os ponteiros da balança comem bolas de algodão embebidas em suco para reduzir o apetite e diminuir a ingestão diária de calorias. Mas, ingerir bolas de algodão é potencialmente mortal.

A tendência surgiu na indústria fashion, em que as mulheres são encorajadas a permanecer perigosamente magras em nome da moda. Depois, se espalhou pela internet. Com isso, comer bolas de algodão aromatizadas com suco pode ajudá-las a se sentirem cheias sem consumir alimentos. Porém, essa não é apenas uma abordagem de perda de peso ruim, mas potencialmente mortal.

A dieta do algodão como um distúrbio alimentar

Comer bolas de algodão – ou qualquer item não alimentar – em um esforço para perder peso não é uma dieta. É um distúrbio alimentar. Portanto, assim como distúrbios alimentares, como bulimia, anorexia e compulsão alimentar, a dieta do algodão vem com sérios riscos à saúde.

Os distúrbios alimentares geralmente decorrem da insatisfação corporal. Quase metade das pessoas tratadas por distúrbios também convive com transtornos do humor, como a depressão. Em outras palavras, quem usa abordagens como a dieta do algodão pode estar lidando com algumas condições de saúde mental.

Leia também: Melhores ervas para quem quer emagrecer

Complicações fatais da dieta do algodão

Dietas extremas vêm sempre acompanhadas de riscos, e a dieta do algodão não é exceção. Aqui estão algumas maneiras pelas quais essa metodologia pode causar danos.

Obstrução intestinal

O corpo não pode digerir bolinhas de algodão. Assim, elas podem se misturar com muco e outras partículas de alimentos, criando uma massa conhecida como bezoar. Portanto, quando algo não pode ser digerido, pode obstruir o trato digestivo. Os sinais iniciais de uma obstrução incluem:

  • Náusea
  • Cólicas
  • Diarreia
  • Prisão de ventre
  • Distensão abdominal (inchaço)
  • Dor abdominal. 

Uma obstrução intestinal impede a passagem de alimentos e líquidos. Por isso, se não for tratado, pode levar à morte de tecidos e infecções saudáveis. Uma obstrução intestinal é uma emergência médica. Portanto, bezoares devem ser removidos cirurgicamente.

Anorexia nervosa

Um distúrbio alimentar e psicológico, a anorexia nervosa envolve um medo extremo de ganhar peso. Pessoas com anorexia vão a extremos potencialmente mortais para emagrecer. Segundo o Instituto Norte-americano de Saúde, a taxa de mortalidade por anorexia é de 10%. Geralmente é causada por insuficiência cardíaca ou por outro órgão.

Desnutrição

A desnutrição ocorre quando o corpo é incapaz de obter os nutrientes necessários para a sobrevivência. Por isso, a desnutrição a longo prazo, como a que pode ocorrer com uma alimentação desordenada, pode levar ao aumento do risco de infecção e até a morte.

Leia também: Chá de canela: Como a bebida ajuda a emagrecer

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva