Dieta 80/20: Como funciona o plano de emagrecimento

23 de outubro, 2019

Já pensou emagrecer sem abrir mão de tentações? Moderação é o princípio da dieta 80/20. O método adotado por atrizes de Hollywood como Jessica Alba e Olivia Munn permite comer de maneira controlada e saudável em 80% das refeições e sem privações nos outros 20%.

Assim, a proporção facilita o processo de reeducação alimentar e cria bons hábitos. Porém, é preciso bom senso durante as refeições liberadas. 

De um lado, vegetais, grãos integrais e carnes magras. Do outro, o famoso pé na jaca, quando não há preocupação com as calorias e a quantidade dos alimentos. 

80%

A parte saudável da dieta, os 80%, deve trazer um cardápio mais rigoroso. Nada de alimentos processados ou carboidratos refinados. Com isso, prefira ingredientes integrais, legumes, frutas, carnes magras e muita água.

 20%

A refeição livre deve ser feita com moderação, mesmo que esteja liberado comer o que quiser. Com isso, deve-se ter atenção ao tamanho das porções e ao exagero de calorias. Doces, massas, pães, sobremesas e todos aqueles itens que sabemos que é melhor evitar.

Leia também: Saxenda: Remédio usa hormônio para a perda de peso

A comida “lixo” acaba sendo uma motivação para matar vontades e não desistir do programa. Mas, uma dica é planejar os 20% para festas, eventos ou alguma situação que você vá se alimentar fora de casa. 

Divergências

Alguns especialistas divergem sobre o funcionamento da dieta 80/20 para conquistar a perda de peso: refeição livre somente um dia da semana, e não durante todos os dias. Desse modo, nos dias restantes, a dieta deve ser saudável. Outra forma de aplicação é agendar 4 refeições com tentações semanalmente (21 refeições principais, no caso de café da manhã, almoço e jantar).

Benefícios da dieta 80/20

É possível emagrecer sem abrir mão das tentações do dia a dia. Assim, o cardápio pode ser nutritivo e ter guloseimas, mesmo assim existe a perda de peso.

Acompanhamento

Ao comer na categoria 20%, a pessoa pode ter a sensação de culpa. Contudo, outro risco é não conseguir manter o equilíbrio na proporção e estagnar o emagrecimento. 

Uma opção é o acompanhamento de um nutricionista para garantir resultado no método. Apenas o profissional pode apontar o melhor programa, os objetivos em relação à perda de peso e o bem-estar na rotina.

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.