Dieta 80/20: Como funciona o plano de emagrecimento

Alimentação Bem-estar
23 de Outubro, 2019
Dieta 80/20: Como funciona o plano de emagrecimento

Já pensou emagrecer sem abrir mão de tentações? Moderação é o princípio da dieta 80/20. O método adotado por atrizes de Hollywood como Jessica Alba e Olivia Munn permite comer de maneira controlada e saudável em 80% das refeições e sem privações nos outros 20%.

Assim, a proporção facilita o processo de reeducação alimentar e cria bons hábitos. Porém, é preciso bom senso durante as refeições liberadas. 

De um lado, vegetais, grãos integrais e carnes magras. Do outro, o famoso pé na jaca, quando não há preocupação com as calorias e a quantidade dos alimentos. 

80%

A parte saudável da dieta, os 80%, deve trazer um cardápio mais rigoroso. Nada de alimentos processados ou carboidratos refinados. Com isso, prefira ingredientes integrais, legumes, frutas, carnes magras e muita água.

20%

A refeição livre deve ser feita com moderação, mesmo que esteja liberado comer o que quiser. Com isso, deve-se ter atenção ao tamanho das porções e ao exagero de calorias. Doces, massas, pães, sobremesas e todos aqueles itens que sabemos que é melhor evitar.

Leia também: Saxenda: Remédio usa hormônio para a perda de peso

A comida “lixo” acaba sendo uma motivação para matar vontades e não desistir do programa. Mas, uma dica é planejar os 20% para festas, eventos ou alguma situação que você vá se alimentar fora de casa.

Divergências

Alguns especialistas divergem sobre o funcionamento da dieta 80/20 para conquistar a perda de peso: refeição livre somente um dia da semana, e não durante todos os dias. Desse modo, nos dias restantes, a dieta deve ser saudável. Outra forma de aplicação é agendar 4 refeições com tentações semanalmente (21 refeições principais, no caso de café da manhã, almoço e jantar).

Benefícios da dieta 80/20

É possível emagrecer sem abrir mão das tentações do dia a dia. Assim, o cardápio pode ser nutritivo e ter guloseimas, mesmo assim existe a perda de peso.

Acompanhamento

Ao comer na categoria 20%, a pessoa pode ter a sensação de culpa. Contudo, outro risco é não conseguir manter o equilíbrio na proporção e estagnar o emagrecimento. 

Uma opção é o acompanhamento de um nutricionista para garantir resultado no método. Apenas o profissional pode apontar o melhor programa, os objetivos em relação à perda de peso e o bem-estar na rotina.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva